Governo de Angra dos Reis assina autorização da PPP Cidade Inteligente

0

ANGRA DOS REIS

Nesta quinta-feira, às 15 horas, no Salão Nobre da prefeitura, será assinada pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais/Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Estratégica, a autorização para o início da implantação da Parceria Público-Privada (PPP) Cidade Inteligente. O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube (Prefeitura Municipal de Angra dos Reis – Oficial) e Facebook (@PrefeituradeAngra).

A PPP Cidade Inteligente promoverá um salto tecnológico e de inovação em Angra dos Reis. O projeto contempla estacionamento rotativo digital, a partir do celular de fácil acesso e menor custo, além da ampliação da rede de fibra ótica cobrindo quase toda a área, interconectando todas as unidades administrativas, de educação, saúde e de assistência social.

A cobertura de videomonitoramento será ampliada, com 200 câmeras entre fixa, móvel e de leitura de placa de veículos, além de 50 câmeras com identificação facial aprimorando as políticas de segurança pública.

O município ainda contará com 15 praças conectadas e modernas com árvore de energia solar, totem de segurança pública e internet gratuita, além de diversas aplicações ambientais para melhor gestão de risco de desastres naturais como estação meteorológica, marégrafo, sensor UV, medido de qualidade do ar, entre outros.

CONSULTA PÚBLICA

Outra ação realizada pela prefeitura foi a abertura da consulta pública para a concessão do Parque Natural da Mata Atlântica (Parque da Cidade). O projeto permitirá o investimento da iniciativa privada na área por 35 anos. Neste mês, também ocorre a audiência pública para discutir o projeto junto à comunidade, no dia 28, às 10 horas, no Centro de Estudos Ambientais (CEA). A realização é do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar) e da Secretaria de Governo/Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Estratégica.

O Parque da Cidade foi criado através de decreto em 2017. A nova unidade de conservação envolve a parte alta dos morros da Carioca, Santo Antônio, Caixa D’Água, Carmo, Peres, Glória, e da Cruz; seguindo também por cima do Encruzo, Enseada, Retiro, Ribeira, Vila Velha, Praia Grande, Bonfim e Colégio Naval.

O Parque da Cidade ocupa o topo do morro do Centro de Angra e tem uma área com mais de mil hectares, sendo uma unidade de conservação de proteção integral.

A concessão permitirá investimentos como restaurante, anfiteatro, museu, teleférico, trilhas, heliponto, mirantes, cafeteria, lojas de souvenir, camping, trenó de montanha, entre várias outras atividades. Além da modelagem da concessão, o Imaar vem trabalhando em outras frentes para o desenvolvimento do parque, sinalizando todo seu entorno e alguns atrativos. Por meio do Fundo de Meio Ambiente, serão investidos aproximadamente R$ 700 mil para a construção do estacionamento do parque. E o governo federal, através do Ministério do Turismo, está investindo mais de R$ 10 milhões para a construção do acesso ao topo do parque, viabilizando assim iniciar atividades de forma gradativa, logo no início do período da concessão.

A previsão de licitação é para o início de dezembro, na Bolsa de Valores de São Paulo – B3. Os interessados em participar da consulta pública poderão enviar suas sugestões e comentários para o endereço [email protected], até o dia 2 de outubro de 2021, contendo: nome, empresa, e-mail, telefone de contato e o comentário/sugestão, apontando, se possível, o trecho no edital.

Deixe um Comentário