Giro Tendências Joias terá palestras sobre Outono-Inverno 2021

0

ESTADO

Empresas da cadeia produtiva de moda e empresas de joias, além de profissionais desse setor poderão acompanhar as tendências e inovações em joias e bijuterias. Na quarta-feira , dia 11, a Firjan Senai e o Sindijoias/Sistema Ajorio, realizam o ‘Giro Tendências Joias’, um ciclo de palestras técnicas abertas ao público, nos moldes do Giro Moda, sobre tendências e inovações em joias e bijuterias. Na ocasião, será lançado o Manual de Gestão Ambiental para Joias e Bijuterias feito pela Federação das indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O evento gratuito será realizado das 18 às 20 horas, por meio de transmissão on-line. Além de apresentar as tendências Outono–Inverno 2021 e de abordar o tema da sustentabilidade, o encontro visa desenvolver debate e estudo sobre o novo consumidor brasileiro. “Atualmente, existe uma mobilização da sociedade, preocupada com o meio ambiente, com a procedência do que se consome, e as condições de trabalho com as quais o produto é feito. A transparência com relação à cadeia produtiva se transformou em uma exigência do consumidor e as joias também estão inseridas nesse processo”, afirma Renata Menezes Rocha, analista de Meio Ambiente da Firjan.

Desenvolvido pelos especialistas técnicos setoriais da Firjan Senai, o Giro Tendências visa a apontar as principais correntes de comportamento que irão orientar as ações na indústria da moda e colaborar com as empresas na identificação dos diversos perfis de consumidores. As palestras são segmentadas por perfil de consumo e orientações de cenários de cada estação. Além de apresentar cenários prováveis, o debate vai englobar o impacto de novas tecnologias e o amplo questionamento sobre a sustentabilidade do consumo contemporâneo, de modo a nortear empresários e profissionais do segmento no desenvolvimento de novos produtos. “A preocupação com a questão ambiental, que já existia, foi intensificada pela pandemia. Queremos enfatizar que esse é um dos setores da economia que mais reaproveitam. Não há descarte num processo para a sustentabilidade e a saúde financeira do negócio”, afirma Eliana Andrello, especialista técnica de Educação em Joias da Firjan Senai.

Trabalho iniciado em 2018, o Manual apresenta questões de licenciamento ambiental, boas práticas em joalheria, manipulação adequada de materiais, questões referentes a resíduos e efluentes, um passo a passo orientador para quem quer tratar o seu negócio de forma sustentável, entre outros assuntos com foco nos interesses dos empresários. Numa cartilha de introdução, assuntos atuais como os movimentos ESG (meio ambiente, social e governança) serão apresentados. Questões como a regulamentação, uma grande demanda da sociedade, são apresentadas e discutidas de forma transparente, com o objetivo de mostrar a rotina de garantia de qualidade em toda a cadeia, por meio de selos e certificações.

A programação do evento gratuito pode ser acessada clicando aqui.

Deixe um Comentário