Gestantes da Vila Flórida participam de aulas de ginástica

0

 ITATiAIA

Como forma de oferecer um pré-natal mais tranquilo e com qualidade de vida para a futura mamãe e o seu bebê durante o pré-natal, a Unidade de Saúde da Família do bairro Vila Flórida (USF) está oferecendo aulas de ginástica para gestantes. Os encontros acontecem duas vezes por mês a partir das 08 horas, na sede da Unidade.

De acordo com a fisioterapeuta e coordenadora do projeto, Paula Motta, em média de 8 a 12 grávidas participam da atividade que é direcionada para  as gestantes  atendidas pela unidade de saúde. Para participar é necessário que a paciente seja encaminhada pelo médico. “Antes das gestantes iniciarem as aulas elas passam por uma avaliação do médico da unidade. Geralmente são aquelas com mais de três meses de gestação, que após liberadas são encaixadas na equipe para participar do grupo. No início das atividades todas também passam por uma avaliação fisioterapêutica”, explicou Paula Motta, informando que nesta terça-feira, dia 13 acontece uma das duas aulas do mês.

Dentre os exercícios repassados as pacientes estão alongamentos, atividades de fortalecimento, orientações para automassagem e orientações para o parceiro realizar massagens com o intuito de evitar possíveis dores.  Todas também recebem um folder com informações sobre os exercícios. As aulas duram em média 50 minutos e a finalidade do encontro é proporcionar uma atividade física de qualidade às futuras mamães, pois vale ressaltar que as gestantes que se exercitam geralmente tem mais energia, disposição para as tarefas diárias e sensação de bem estar. “Elas também tem maiores chances de chegar ao final da gravidez em melhores condições físicas  e  ainda terem uma recuperação pós-parto mais rápida”,  explicou a fisioterapeuta, lembrando que a USF também oferece orientações pré e pós parto com outros profissionais.

A Unidade de Estratégia de Saúde da Família da Vila Flórida fica localizada na Rua das Margaridas s/n, Vila Flórida. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (24) 3357-3080.

A coordenadora informou ainda que já há um estudo para expandir o serviço às gestantes de outras unidades de saúde do município.

Deixe um Comentário