Fundação Cultura inscreve artistas para calendário cultural 2019

0

BARRA MANSA
A Fundação Cultura (FCBM) inscreve até quarta-feira, dia 3 de abril, artistas da região para participarem do calendário de atividades culturais 2019 no município. Podem participar do credenciamento grupos artísticos das áreas de música, teatro, dança e artes visuais.
Os interessados devem entregar envelopes com a documentação exigida no setor de protocolo da Fundação Cultura Barra Mansa, situado no Palácio Barão de Guapy, Praça da Bandeira, s/n, Barra Mansa/RJ, de 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
Para o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, esse processo inaugura uma nova fase para as ocupações artísticas no município. “Em 2017 foi publicado o marco regulatório das políticas culturais de Barra Mansa com a Lei 4.602 aprovada no fim do ano anterior. Uma lei que veio para ampliar a participação popular, tanto na forma de tomar decisões, quanto no protagonismo na cadeia produtiva da economia criativa”, destacou Bravo.
Ele ainda mencionou o Programa de Ocupação Artística dos Equipamentos Culturais publicado no Decreto 8.953/2017. “O Programa de Ocupação é um marco importante na regulamentação dos espaços públicos de cultura. Todas as unidades passaram a ter que empreender uma programação voltada à diversidade, acessibilidade e principalmente dirigida à vocação de cada espaço como a Sala de Espetáculos com as artes cênicas, a Estação das Artes com a cultura popular e artes visuais, e a Fazenda da Posse com ações voltadas para a memória e o patrimônio”.
A gerente de Economia Criativa da FCBM, Cristiane Ribeiro, destaca que o chamamento tem como principal objetivo ampliar a transparência e as oportunidades para a ocupação das unidades culturais públicas do município. “O Sistema Municipal de Cultura de Barra Mansa prevê que a programação das unidades culturais seja formada prioritariamente por meio de editais e chamamentos, garantindo formas mais transparentes de seleção e fiscalização. Essa é a primeira vez que o município propõe uma ação como essa.”
Todo o processo é gratuito e deve ser protocolado em vias físicas na sede da Fundação Cultura Barra Mansa, no Palácio Barão de Guapy, no horário comercial.
Todas as informações sobre as inscrições e quem pode participar estão disponíveis no endereço: https://goo.gl/WjQpv2.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !