Fiscal do Procon de Barra Mansa orienta consumidores para o Dia das Crianças

0

BARRA MANSA
Fiscal do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Barra Mansa (Procon) de Barra Mansa, Patrícia Máris Fittipaldi, orienta os consumidores para o Dia das Crianças. Um dos alertas é para que, antes de comprar um brinquedo, o consumidor deve pesquisar, além do preço, forma de pagamento e taxas de juros cuidadosamente, tendo em vista a grande variação entre os estabelecimentos.
Patrícia Máris Fittipaldi orientou ainda que, o consumidor deve ler todas as informações da embalagem do brinquedo, como idade recomendada e manual de instruções, que deve estar em português. Disse também que é importante observar na embalagem do produto, alguns itens, entre eles idade da criança a que se destina, identificação do fabricante como nome, CNPJ e endereço, instruções de montagem, de uso e eventuais riscos que podem apresentar à criança, quando for o caso, número de peças, selo de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), indicando se o produto foi fabricado de acordo com as normas técnicas vigentes, juntamente com o selo de um órgão credenciado para testar sua qualidade.
O consumidor deve sempre exigir a nota fiscal de compra e se informar sobre as opções de troca. Lembrando que os estabelecimentos comerciais não são obrigados a efetuar troca do produto, mas se informarem no ato da compra que efetua a troca, fica obrigado a realizá-las. A fiscal destacou ainda que, em Compras realizadas pela internet, telefone ou qualquer outro meio fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem o prazo de 7 dias para cancelar a compra, a contar da data de entrega do produto. “Caso algum direito do consumidor não seja respeitado, o Procon de Barra Mansa está à disposição para tirar dúvidas e auxiliar no que for necessário. O Procon atende no pátio da Prefeitura de Barra Mansa, na Rua Luiz Ponce, 263, Centro”, finalizou a fiscal do Procon–BM.

 

Deixe um Comentário