Consumidores devem ficar atentos as informações nutricionais nas embalagens dos alimentos

0

BARRA MANSA

Quem está acostumado a fazer compras nos supermercados ou em outros estabelecimentos que vendem alimentos embalados já deve ter observado que uma lupa, na frente das embalagens, destaca se o produto possui alto teor de sal, gordura saturada e açúcar adicionado. A medida entrou em vigor há sete meses, com aprovação da Agência Sanitária de Saúde (Anvisa) e vale para bebidas e alimentos fabricados a partir desse mesmo período. De acordo com a nutricionista Jucimara Martins dos Santos, a informação sobre as quantidades elevadas desses componentes serve para que o consumidor fique atento e saiba dos riscos que o produto pode oferecer à própria saúde.

Segundo ela, existe uma preocupação maior com o açúcar, gordura saturada e sódio porque já é comprovado que o consumo em excesso dessas três substâncias pode estar associado ao surgimento ou agravamento de diversas doenças e problemas de saúde. Ela explica que o açúcar, por exemplo, é um alimento que não deve ser oferecido para crianças menores de dois anos, consideradas ainda lactantes, e que a informação em destaque sobre o seu alto teor em algum alimento pode servir de conscientização para que os pais não o ofereçam.

Jucimara cita ainda outros nutrientes como a gordura saturada, que é um tipo de lipídio que em excesso pode ser nocivo para a saúde cardiovascular, levando a patologias com infarto e acidente vascular cerebral (AVC) e o sódio (sal) que em grandes doses de consumo pode elevar a pressão arterial.

“É importante ter essas informações bem visíveis e essa mudança de lei sobre a rotulagem de alimentos industrializados. Existem produtos que levam a “fama” de serem saudáveis e na verdade são ricos em nutrientes que em excesso não fazem bem à saúde. Agora a população leiga consegue identificar o alimento que será mais saudável para si e para a família”, disse a nutricionista, ao acrescentar que a frequência de consumo de alimentos contraindicados também podem favorecer o surgimento de doenças e alergias precocemente.

O que é considerado uma quantidade alta, segundo a Anvisa:

Açucar adicionado

Em alimentos sólidos ou semissólidos: 15 gramas ou mais em cada 100 gramas de alimento.

Em alimentos líquidos: 7,5 gramas ou mais a cada 100 ml de alimento.

Gordura Saturada:

Em alimentos sólidos ou semissólidos: 6 gramas ou mais em cada 100 gramas de alimento.

Em alimentos líquidos: 3 gramas ou mais a cada 100 ml de alimento.

Sódio:

Em alimentos sólidos ou semissólidos: 600 miligramas ou mais em cada 100 gramas de alimento.

Em alimentos líquidos: 300 miligramas ou mais a cada 100 ml de alimento.

alimentos com alto teor de sódio gordura e açúcar.

 

 

Deixe um Comentário