Festival de Teatro da Cia Calegari será marcado por três espetáculos em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

A Cia Teatral Calegari vai promover em Barra Mansa, nos próximos três finais de semana, um Festival de Teatro que promete encantar o público de todas as idades. Serão três peças em cartaz e uma delas: “A Descoberta da Joaninha”, acontece neste sábado, dia 20 de novembro, às 19 horas e no domingo, dia 21, às 16h30min, no teatro do Colégio Verbo Divino. Conforme explica o ator Danilo Calegari, diretor da companhia, “A Descoberta da Joaninha” é um espetáculo musical que reúne todo o elenco infantil Cia Calegari.

– Conseguimos envolver todas as crianças nesta peça, estamos há quase dois meses ensaiando de forma intensa e o objetivo é apresentar algo leve e divertido para o público infantil. O espetáculo conta a a história da Joaninha que enfeitou-se toda para ir à festa na casa da Lagartixa, mas, que no caminho descobriu que mais importante que estar bela e receber elogios é ter amigos. É uma forma de fazermos as crianças refletirem que a alegria de dentro é o que deixa as pessoas mais bonitas por fora – explicou o diretor.

Também neste fim de semana, a Cia Calegari apresenta o espetáculo “Um Conto nos Contos”, que acontece no sábado (20), às 20 horas, e no domingo (21), às 19h30min, no teatro do Colégio Verbo Divino. Nos dias 4 e 5 de dezembro a mesma peça será exibida no teatro Tulhas do Café, no Parque da Cidade, às 19 horas.

– Esse é um espetáculo para mexer com a imaginação do público, levando a todos a pensaram como seria se os personagens dos contos de fadas fossem pessoas reais, com problemas e segredos iguais a todo mundo. É a história de dois amigos que acidentalmente caem dentro de um livro de conto de fadas ou sonham que entraram e que no meio da confusão encontram muitos personagens famosos – adiantou Calegari.

Para finalizar as apresentações, no dia 27 de novembro, às 20 horas, e no dia 28, às 19 horas, a Cia Calegari estará em cartaz, também no teatro do Colégio Verbo Divino, com a peça “O Auto da Compadecida”. Um clássico do teatro brasileiro, escrito pelo autor Ariano Suassuna, em 1955, a peça apresentará as aventuras dos nordestinos João Grilo, um sertanejo pobre que usa da mentira para se beneficiar e Chicó, o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. Depois de muitos conflitos com os moradores e religiosos, os sertanejos encontram o cangaciero Severino, que mata a todos menos Chicó. A salvação da dupla acontece com a aparição de Nossa Senhora.
– Essa retomada pra gente foi muito importante. Foram nove meses que a companhia ficou fechada. Começamos com um sarau, que foi gravado e em breve será exibido, depois veio a ideia de homenagear o Paulo Gustavo, com o festival de cenas curtas que aconteceu em agosto. Foi difícil adequar a essa nova rotina, de se cuidar nos espaços e o distanciamento e o uso de máscaras exigiu um trabalho vocal, corporal diferente do que estávamos acostumados a fazer. Após muita conversa com os atores e seus responsáveis decidimos por essas três montagens e esse será um final de ano dos sonhos para todos nós – destacou o diretor.

O Festival de Teatro da Cia Calegari conta com o apoio da prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura. Os ingressos serão vendidos nos locais das apresentações e vão custar R$ 20 reais, Interessados também podem entrar em contato pelo telefone (24) 992-040651.