A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Educação, realizou o Festival de pipas, na tarde desta terça-feira, 9, no Parque da Cidade. Participaram estudantes do Ensino Fundamental II de 13 escolas da rede municipal, que tinha como objetivo incentivar os estudos por intermédio do lazer.
A ideia do projeto surgiu no ano passado, entre os professores do Colégio Municipal Padre Anchieta. Inicialmente, o intuito era envolver as disciplinas de arte e matemática, relacionando os conceitos das seguintes matérias na criação e produção da pipa. Posteriormente, foram englobadas todas as disciplinas, visando trazer conhecimento de cada uma delas na atividade, desde a produção até a projeção do brinquedo no ar.
Carla Giovana, articuladora de Arte e integrante da equipe da Secretaria de Educação, falou sobre a origem do projeto e da contribuição dos alunos e dos professores para a realização do festival. “Nossa intenção era trazer o conhecimento para os estudantes de uma forma descontraída, e quando passamos adiante o projeto, os professores abraçaram a ideia e os alunos se empenharam para a montagem da pipa”, destacou Carla.
O campeonato foi dividido com uma equipe para cada escola e os critérios de avaliação foram: apresentação do projeto, equilíbrio no ar, técnica de construção, agilidade da equipe, desenvoltura da pipa e originalidade. Os jurados foram à gerente de Educação Básica, Sayonara Maciel, o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo e os pipeiros Bruno Werneck e Rodolpho de Souza. Todos os participantes ganharam kit escolar e um certificado.