Feriado favorece o turismo no Sul Fluminense

0

SUL FLUMINENSE

O feriado do Dia da Padroeira do Brasil – Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças, celebrados na segunda-feira, dia 12, favorece o turismo explorando os dias de folga no calendário dos trabalhadores aptos a realizar passeios pela região. Nas Agulhas Negras o destaque é a região turística de Visconde de Mauá, situada a 1.200 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira. A Região de Visconde de Mauá – Convention & Visitors Bureau (Mauatur), entidade que representa o setor comercial e turístico da localidade, frisa que a permissão de ocupação é de até 75% do total de leitos na rede hoteleira, que gira em torno de 2.800 leitos.

Em virtude da flexibilização e também pela onda de calor no país desde meados de setembro, Visconde de Mauá registra taxa de ocupação de 50% em dias úteis e de 100% da capacidade aos finais de semana. Neste feriado praticamente toda a rede está reservada, principalmente por turísticas que vão à localidade pela primeira vez. “Nós estamos vivendo um momento especial e mesmo com sol ou tempo chuvoso a situação é diferente do ano passado. Com a pandemia as pessoas querem sair de casa em qualquer hipótese e 60% dos turistas que recebemos atualmente são pessoas que nunca vieram a Visconde de Mauá. Pessoas de Brasília, de cidades de Minas Gerais. Elas buscam pousadas afastadas, querem ter a experiência em áreas livres, sentir o ar puro e garantir o distanciamento. Durante a semana operamos com 40% a 50% de lotação e aos finais de semana, como este são 100%”, explica Paulo Gomes, presidente da Mauatur com reservas já confirmadas para novembro e dezembro.

Como principal atrativo nas Agulhas Negras, Mauá deve registrar a média de 6 mil visitantes neste fim de semana. A projeção da Mauatur inclui além dos leitos oficiais as locações realizadas pelo Airbnb, site que possibilita a comunicação entre turistas do mundo inteiro e donos de imóveis; as casas de veraneio alugadas diretamente pelos moradores em feriados prolongados e também o Day use. “Com o Day use, com o visitante vindo e voltando no mesmo dia, esperamos ter umas duas mil pessoas circulando em Mauá de sábado a domingo”, complementa Paulo Gomes.

O Poço Dama de Honra é um dos atrativos para os turistas em Visconde de Mauá – Divulgação

Como forma de cumprir o protocolo contra a Covid-19 todos os estabelecimentos exigem dos visitantes o uso de máscaras de proteção facial e disponibilizam álcool gel, entre outras medidas. Nos restaurantes as mesas têm distanciamento e capacidade limitada. Não há restrição de acesso de veículos e visitantes na região de Visconde de Mauá.

COLÔNIA FINLANDESA

Nas Agulhas Negras o turista pode conhecer também Itatiaia, com destaque para o Parque Nacional do Itatiaia e o bairro de Penedo. O PNI esta aberto para visitantes com orientação ao limite de pessoas e respeito ao protocolo de higiene. São cachoeiras, fauna e flora além do Pico das Agulhas Negras como atrativos. Todas as informações para visitar o local constam no site www.parquedoitatiaia.tur.br. Em Penedo a atração são as cachoeiras e também a cultura da Colônia Finlandesa e toda a rede de gastronomia. Hotéis e pousadas da localidade também registram taxa de ocupação acima de 90%. Em virtude da pandemia a entrada ao bairro é restrita. O acesso de veículos é permitido aos carros emplacados em Itatiaia ou Resende. Os visitantes devem apresentar no pórtico de entrada o voucher ou reserva de hotéis ou restaurantes de Penedo.

O Vale do Café cumpre o protocolo para a visita às fazendas históricas – Divulgação

VALE DO CAFÉ

Em cidades como Vassouras, Valença e Rio das Flores o turismo histórico e cultural remetem ao tempo que o café comandava a economia brasileira fazendas históricas com seus casarões, além de cachoeiras também podem ser visitadas.  O local é um museu-casa situado no Centro da cidade de Vassouras. Exemplo de habitação urbana de família rica durante o apogeu das plantações de café no Vale do Paraíba.

BRINCADEIRAS DE CRIANÇA
Vamos dar um tempo do celular, do tablet e do computador? O Uana Etê disponibiliza durante o fim de semana e feriado brinquedos para resgatar as antigas brincadeiras: pular corda, brincar de bambolê, jogar peteca e correr livremente pelo gramado.

APAIXONADOS POR BICHINHOS
Na Fazenda São Luíz da Boa Sorte a fazendinha está na programação dos hóspedes. No feriado, visitantes poderão participar: passeio de trenzinho, visita aos bichinhos, escorrega molhado e outras brincadeiras.

MÃOS NA TERRA
Quantas crianças sabem de onde vem a cenoura ou como cresce o pé de alface? Essa será uma das atividades na Fazenda Alliança Agroecológica no próximo domingo e segunda, no passeio que inclui horta orgânica e circuito de produção de café especial.

HISTORIA PARA SE ENCANTAR
Vários estudos afirmam os benefícios do contato das crianças com a história e com as artes. Na Fazenda do Paraizo pais e filhos terão uma verdadeira aula de história no século 19 e irão se encantar com cada detalhe da mais autêntica fazenda histórica da região.

PRESENTES DE INFÂNCIA
Que tal um dia das crianças com presente originais feitos à mão? Na Florart, em Rio das Flores, há presentes e lembrancinhas para todos os gostos. Olha que lindas as almofadas estampadas com escudos de super heróis e os bonequinhos de feltro, para vestir!

PRAÇA ENCANTADA

A cidade de Vassouras é a pedida para um feriadão tranquilo com a família. Hospedando-se na Vila Hibisco, os visitantes estarão pertinho da Praça Barão de Campo Belo, perfeita para deixar as crianças correrem, rolarem na grama e observarem as palmeiras imperais.

ATIVIDADES PÓS FERIADO
No Hotel Santa Amalia a quinta-feira, dia 15, pós feriado terá um dia inteiro de atividades pata as crianças. Atividades aquáticas, gincanas e muitas brincadeiras ao ar livre monitoradas.

COSTA VERDE

Ainda no Sul Fluminense, no litoral a atração são as praias, roteiros cultuais e a gastronomia nos municípios de Paraty e Angra dos Reis. Em Paraty é permitido estadia e passeios com restrição ao protocolo municipal contra a Covid-19. Em Angra o ‘Day use’ deve seguir como principal atrativo dos visitantes, apenas passando o dia no local e retornando. “Angra dos Reis é um destino turístico que vai ao encontro do ‘novo normal’, pois oferece muitas opções de lazer para as famílias junto à natureza e ao ar livre, evitando aglomerações. Há uma grande expectativa com a movimentação deste novo turismo”, destaca João Willy Seixas Peixoto, presidente da TurisAngra.

Os turistas devem usar máscaras a todo o momento, inclusive nos passeios de barco que por lei tem capacidade reduzida a 50%. Os meios de hospedagem também operam com lotação reduzida.

Deixe um Comentário