Feira de ciências de colégio contará com ação sobre importância da doação de órgãos

0

BARRA MANSA

Nesta quinta-feira, das 10 às 16 horas, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Barra Mansa, que funciona na Santa Casa, participa da Feira de Ciências do Colégio Municipal Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva. A ação terá o tema Educar para transformar. O mês de setembro é destinado à conscientização sobre Doação de Órgãos, conhecido como Setembro Verde.

Serão realizadas pequenas palestras aos estudantes, professores e visitantes da Feira de Ciências. Contará com a presença muito especial do mascote Vili, da Aliança Brasileira de Doação de Órgãos e Tecidos (Adote) durante a panfletagem. Os alunos vão fazer desenhos sobre o que aprenderam e no fim deste mês os desenhos dos estudantes vão participar de uma mostra na Santa Casa para celebrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, festejado no dia 27 de setembro.

OPO

Em 2015 a OPO de Barra Mansa foi inaugurada e atende a 34 cidades do estado. Já foram realizadas entre abril de 2015 e agosto de 2018, 96 doações. Ao todo foram 114 rins; 55 fígados; 90 córneas; 90 escleras; 72 ossos; três corações e oito peças de pele. “Foram 377 mortes encefálicas, mas efetivamos 96 doações. Os motivos são diversos, que vão dos clínicos até às negativas de familiares. As questões clínicas muitas vezes não há o que ser feito, o que precisamos fazer para aumentar a quantidade de doações é a conscientização. Conversar com a família é muito importante, pois temos percebido que muita gente não tem esse papo em casa e a família fica um pouco perdida sobre a vontade do doador”, comentou a coordenadora de enfermagem da OPO, Daniela Silva.

Segundo o coordenador da OPO Barra Mansa, Gilvando Dias, é fundamental que o assunto de doação de órgãos faça parte das conversas em família, pois a legislação brasileira determina que somente familiares diretos podem autorizar a doação de órgãos e tecidos de pacientes com morte encefálica. Quem tem o desejo de ser doado de órgãos pode participar da campanha Doe+Vida, do Programa Estadual de Transplantes (PET), ou ainda virtualmente no site www.doemaisvida.com.br.

 

Deixe um Comentário