VOLTA REDONDA
Pelo quarto ano acontece neste mês a Exposição Mulheres Incríveis Edição Outubro Rosa, retratada pela fotógrafa Fabíola Ito. As 20 modelos são mulheres que passam ou passaram pelo tratamento do câncer de mama. A abertura da exposição aconteceu no último dia 4, no Hospital Unimed de Volta Redonda e segue até o dia 15. Depois, a partir do dia 17 estará no Seleto Business Hotel, até 24. No dia seguinte seguirá para o Espaço das Artes Zélia Arbex, onde estará aberta à visitação até o dia 30 deste mês.
“O mês de outubro é um mês totalmente dedicado a elas. Fazemos atividades físicas, temos encontros presenciais juntamente com toda nossa equipe a fim de celebrar a superação dos difíceis momentos que o tratamento traz; a queda dos cabelos, a mastectomia, o abatimento e todas as incertezas sobre o futuro são etapas difíceis de serem vencidas”, disse a fotógrafa.
A inspiração deste ano de Ito para exposição está voltada para a cultura japonesa, com uma proposta fashionista, tendo todos os figurinos confeccionados pela própria fotógrafa. “Comecei estudando o origami, a arte secular japonesa de dobrar o papel. Me aprofundei nesta pesquisa e vi como os estilistas japoneses valorizam sua cultura, produzindo peças assimétricas e geométricas, verdadeiras obras de arte. Assim comecei a criar figurinos de papel e jornal, juntamente com o moulage, que é uma técnica de moldar o tecido no corpo a modelo. Os origamistas não enxergam uma folha quadrada, mas sim a possibilidade de transformação. Assim como a vida, devemos sempre enxergar no desafio uma possibilidade de superação”, contou a fotógrafa.
A mostra é coordenada por Kátia Salles e apoiada pela médica mastologista Gisele Limonge. A fotógrafa Fabíola Ito também escreve um livro com relatos sobre estas mulheres. O livro será reeditado ainda este ano, com previsão de lançamento para 2022.