Executivo sanciona lei criando a Semana de Luta contra Hepatites em Itatiaia

0

O prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (MDB), sancionou recentemente, a Lei 892 de autoria do vereador emedebista, José Fernando de Faria, o Zezinho Penepão, que instituição da “Semana de Luta Contra as Hepatites” no calendário oficial do município.

De acordo com o texto, a data será comemorada, anualmente, na segunda semana do mês de maio. “O objetivo da Lei é divulgar de forma ampla as características de todas as variantes da hepatite e promover a informação quanto aos possíveis tratamentos a toda a população de Itatiaia”, explica o vereador Zezinho Penepão.

De acordo com o parlamentar, as hepatites se caracterizam por uma inflamação no fígado e podem ser causadas por álcool, medicamentos e vírus, por exemplo. “As hepatites são doenças silenciosas e 90% dos casos não dão sintomas, apenas 10% dão sinais, como urina escura e pele amarelada, por exemplo, em algumas situações, inclusive, sinais semelhantes aos de uma gripe”, informa Zezinho Penepão, acrescentando que o grupo de doenças infecciosas que compreende as hepatites A, B, C, D e E afeta milhões de pessoas em todo o mundo, uma vez que provoca hepatopatias agudas e crônicas e causa a morte de cerca de 1,4 milhões de pessoas a cada ano, de acordo com a Associação Brasileira dos portadores de hepatite. “Por exemplo, a hepatite A, é transmitida normalmente através de alimentos ou contato pessoal. Vem e dura aproximadamente um mês. É uma infecção leve do fígado causada por um vírus, geralmente tem um curso benigno, evoluindo para a cura espontânea em mais de 90% dos casos. Existe vacina. Já a hepatite B é transmitida principalmente através de relações sexuais e contato sanguíneo. Existe vacina. Age surdamente no fígado por até 20, 30 anos. Leva à cirrose, ao câncer de fígado e à morte. Há tratamento. As curas totais são raras, mas é possível conviver com a doença, tratando-a por períodos de tempo variáveis”, exemplifica o vereador, destacando que durante a Semana de Luta contra Hepatites deve-se divulgar que algumas destas doenças existem vacinas. “Daí a importância de se divulgar a disponibilização na rede pública de vacina para doenças de hepatites, quais as diferentes doenças que em alguns casos pode causar câncer e sobre a sua prevenção”, alerta vereador.

Deixe um Comentário