Estacionamento rotativo por administração própria retorna a Barra Mansa após nove anos

0

BARRA MANSA

O estacionamento rotativo, gerenciado pela Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, teve início nessa segunda-feira, dia 2, onde os 20 monitores orientaram os condutores sobre a volta do sistema, sem cobrar a taxa de R$ 2 a hora. A partir desta terça-feira, dia 3, o pagamento passará a ser recebido, no entanto, o período educativo terá uma duração de 30 dias, no qual o condutor não será autuado. Desde 2011 que o rotativo não é por administração própria do município, ou seja, quase 10 anos sendo administrado por uma empresa terceirizada. Barra Mansa estava desde setembro de 2018 sem ter um estacionamento rotativo.

De acordo com o secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani, apesar de existir um período educativo de 30 dias, a pessoa que utilizar a vaga de forma abusiva, será autuada. “Como, por exemplo, se o condutor estaciona o carro e ocupa a vaga o dia inteiro, ele será autuado. Mas as multas serão aplicadas apenas nas situações mais gritantes”, informou.

A implementação do estacionamento rotativo terá duas fases. Neste momento serão apenas 20 monitores. As ruas que farão parte do monitoramento são: Avenida Domingos Mariano; Avenida Joaquim Leite (até a rodoviária); Rua Barão de Guapi (trecho até a esquina da Rua São Sebastião); Rua São Sebastião; Rua Monsenhor Costa; Rua Andrade Figueira (da Praça Ponce de Leon até o terminal rodoviário atrás da Igreja Matriz); Rua Doutor Mário Ramos e Rua Duque de Caxias (em frente ao Parque Centenário).

O condutor de 34 anos, Maxmiliano Welliton da Silva, ao estacionar seu veículo no Centro na manhã de segunda-feira, foi abordado por uma monitora, que lhe entregou o folheto contendo todas as informações do novo sistema. De acordo com ele, a funcionária informou também sobre o início da cobrança. “Eu trabalho em uma loja e constantemente me deparo com clientes que alegam dificuldades para estacionar o carro e isso acaba até prejudicando na comercialização”, disse, acrescentando que a conscientização com orientações e panfletagem é excelente.  “Assim todos conseguirão se adaptar e ninguém pode alegar que não sabia da mudança”, disse.

SEGUNDA FASE

A segunda etapa está prevista para começar após o novo processo seletivo, que acontecerá ainda este mês, no qual serão contratados mais 60 monitores que completarão o quadro, totalizando 80 funcionários nas ruas, divididos em dois turnos. Nessa etapa, o serviço será expandido para 100% das ruas onde haja demanda para estacionamento rotativo. A previsão é que nessa fase, os bairros Ano Bom e Vila Nova também tenham sistema de rotatividade nas vagas.

SOBRE O NOVO SISTEMA

Ao parar em uma vaga nas ruas citadas, o motorista precisará fazer a retirada do ticket com o monitor do local e guardar o comprovante dentro do veículo, em local visível. Ele poderá permanecer na vaga durante duas horas. Logo depois, precisará procurar novamente o monitor para revalidar o bilhete. O horário do estacionamento rotativo é de 8 às 18 horas.

Deixe um Comentário