Escolas de Barra Mansa podem ter cardápio escolar especial adaptado para diabéticos

0

BARRA MANSA

Foi aprovado nessa segunda-feira, 27, projeto de lei de autoria do vereador Gustavo Gomes, que estabelece uma alimentação adequada para alunos do ensino público que têm diabetes, com a definição de um cardápio especial para merenda. O projeto, que tem coautoria dos parlamentares Luciana Alves e Jefferson Mamede, segue para sanção ou veto do prefeito Rodrigo Drable.

O artigo segundo aponta que caberá a direção de cada unidade escolar, no início do ano letivo, fazer o levantamento de alunos matriculados que tenham diabetes. “Para que a educação alimentar se apresente não só na teoria e também na prática, no dia a dia de nossas crianças em idade escolar, precisamos fazê-las ingerir na merenda alimentos específicos para essa dieta. É uma medida de absoluta necessidade. Trata-se de ação mais barata aos cofres públicos do que, propriamente, o tratamento da diabetes DM1 ou DM2”, disse o autor, o vereador Gustavo Gomes.

A merenda adequada a alunos diabéticos evitaria que alimentos impróprios agravem o seu estado de saúde, colaborando com o descontrole de sua taxa glicêmica. Muitos diabéticos precisam usar insulina para melhorar o controle da doença. A Diabetes Melitus (DM) tem um tratamento parecido para paciente adulto ou criança. O tipo 1 necessita da insulina para sobreviver. O tipo 2, a forma mais frequente de diabetes, prevalece no adulto e inicia seu tratamento com medicamentos via oral podendo, em sua evolução, necessitar da insulina para um melhor controle.  Dados apontam que tem crescido o tipo 2 em crianças e adolescentes. “Por isso é muito importante o controle alimentar. E se a escola tiver essa preocupação em fornecer a alimentação adequada, será muito importante para o futuro dessas pessoas”, finalizou o vereador.

Deixe um Comentário