Ensino a Distância supera número de vagas presenciais

0

RESENDE/VOLTA REDONDA

Acessibilidade, conexão, inserção, flexibilidade, oportunidade, tecnologia e inovação. Essas são algumas características que definem uma modalidade que vem crescendo e mudando a realidade de muitos brasileiros: o ensino a distância (EaD). Apesar de ter este nome, o EaD é justamente a quebra de distância entre o cidadão e o ensino superior. Os avanços tecnológicos e a evolução da internet permitiram que a educação chegasse a cidades que não teriam condições de implementar um campus tradicional de universidade, tornando a modalidade uma ferramenta essencial para democratizar o acesso ao ensino superior.

Recentemente, o Censo 2018 da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou que, pela primeira vez, a oferta de vagas do ensino a distância superou a da educação presencial no país. Foram oferecidas 7,1 milhões de vagas a distância, ante 6,3 milhões de vagas presenciais. Divulgado em setembro de 2019, o levantamento revelou crescimento de 52,44% em relação ao ano anterior (segundo o Censo, em 2017 foram oferecidas 4,7 milhões).

O vice-presidente de Operação Digital da Estácio, Aroldo Alves, destaca alguns fatores que estão contribuindo para o crescimento do EaD pelo Brasil.  “Alguns fatores ajudam a explicar o interesse cada vez maior pelo EaD como, por exemplo, a mudança tecnológica, falta de tempo, dificuldade de locomoção e a demanda dos jovens por uma educação mais flexível e acessível. O EaD é, sem dúvida, uma forma importante de aumentar a inclusão de jovens no ensino superior”, afirma Aroldo.
A Estácio é uma das instituições de ensino superior que vem investindo em um modelo de ensino inovador, em tecnologia, infraestrutura e na ampliação do ensino a distância. Como a instituição conquistou excelentes resultados nas avaliações do Ministério da Educação (MEC), a Estácio foi autorizada por este órgão regulador a realizar a abertura de novos polos pelo Brasil.

A instituição oferece cursos de graduação na modalidade 100% online, onde o aluno realiza as provas semestrais no polo e estuda pelo ambiente virtual, e também cursos na modalidade flex.

Nas unidades da Estácio em Resende e Volta Redonda, por exemplo, são mais de 40 opções, em cada campus, de cursos de graduação, pós-graduação, MBA ou cursos livres, nas mais diferentes áreas.
Para ter mais detalhes sobre os cursos EaD é só acessar a página http://portal.estacio.br/ead/ .
Quem desejar ingressar na Estácio na região pode obter informações nas unidades Resende, na Rua Zenaide Vilela, s/nº, no bairro Jardim Brasília; e Volta Redonda, na Rua 24, nº 236, bairro Santa Cecília (anexo ao Colégio Batista), ou ainda pelo site http://inscricoes.estacio.br/

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !