Em Assembleia Geral Ordinária CDL Barra Mansa tem contas de 2020 aprovadas

0

Barra Mansa

Com o objetivo de fazer com que os associados tenham acesso às despesas e receitas, diretores e sócios efetivos da Câmara de Dirigentes Lojistas realizaram uma Assembleia Geral Ordinária destinada à apresentação e apreciação das contas  na sede da entidade.

A iniciativa visa conferir a prestação de contas da entidade relativas ao exercício de 2020. A prestação de contas da CDL Barra Mansa acontece anualmente e cumpre um rigor estatutário.

De acordo com o presidente, Leonardo dos Santos, o evento detalhou o resultado das receitas e despesas mostrando o cumprimento da previsão orçamentária e teve o relatório aprovado por unanimidade. “Foi um ano muito difícil, desafiador. Mas, mesmo assim, conseguimos superar as dificuldades e alcançar vitórias. Quero agradecer a toda a diretoria, sempre atuante. Quando assumi a presidência, me comprometi a trabalhar para sempre buscar o equilíbrio de uma instituição forte com um comércio forte. Este é o objetivo. E os números positivos alcançados e apresentados aqui foram possíveis graças à nossa equipe, que batalha dia a dia, com união e responsabilidade”, frisa.

Principais ações

Durante a Assembleia, Leonardo dos Santos enumerou algumas das principais atividades da CDL Barra Mansa ao longo de 2020. A atuação da CDL diante da pandemia de Covid-19 foi um dos pontos destacados. No período mais crítico, a entidade chegou a funcionar em sistema home office, dando total suporte a seus associados. A entidade também disponibilizou alguns kits de máscaras e álcool em gel para os associados, prestou assessoria financeira nas negociações bancárias e teve comunicação direta com cada associado, divulgando decretos e leis. “Além disso, a entidade promoveu a isenção das mensalidades com vencimentos em abril e maio e ofereceu desconto de 50% na mensalidade de junho, abrindo mão de parte de sua receita num gesto de empatia junto a seus associados. Outros projetos importantes foram a realização de campanhas de prevenção em mídias sociais para permanência do comércio aberto e a elaboração de Cartilha Digital com orientação fiscais e trabalhistas”, relembra.

Ele ainda cita que novos convênios do Clube de Vantagens, campanhas institucionais e gratuidade na Campanha de Natal aos associados foram outras ações promovidas pela CDL e que ajudaram a fomentar os negócios. Em sua explanação, Leonardo dos Santos lembrou, ainda, as cobranças junto ao Poder Público Municipal a respeito de demandas importantes da categoria, como o retorno da cobrança do estacionamento rotativo e a fiscalização constante ao comércio de ambulantes na cidade. Importante ressaltar também os pleitos da entidade junto à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), como a extinção da Lei 6613/2013, que trata da obrigatoriedade do Livro de Reclamações em cada estabelecimento; e a análise da substituição tributária e estudo para viabilidade de redução na margem de valor agregado praticada, evitando elevar os preços do comércio e tornando a economia mais competitiva. Por fim, o presidente lembrou o projeto de decoração de Natal, realizado em parceria com a Aciap e Sicomércio e com patrocínio Sicoob.

Reunião da diretoria

Após a Assembleia Geral Ordinária, os presentes tiveram a oportunidade de um encontro com o prefeito Rodrigo Drable que tratou de assuntos pertinentes à cidade, como o projeto do Pátio de Manobras, o Plano de Vacinação contra a Covid-19, além de outras ações que devem ser concluídas no ano de 2021.

Na ocasião, Rodrigo ressaltou a importância de se manter um bom relacionamento entre o poder público e aqueles que fazem a economia girar na cidade, como o setor varejista. “Barra Mansa está crescendo e atribuo isso a essas parcerias. Não foi a toa que decidimos montar um governo com a participação de membros das entidades. As experiências que as entidades têm são essenciais na construção de uma cidade. As divergências são necessárias, mas a convergência para algo que seja razoável tem que acontecer. A gente tem que sonhar, projetar, realizar e se satisfazer com o que a realidade nos permite. E precisamos entender que, às vezes, pequenas conquistas são grandes vitórias. Espero que este ano seja melhor do que foi 2020”.

Representando o Conselho Fiscal, Alício Camargo parabenizou toda a equipe pelo desempenho. “Pude presidir a CDL Barra Mansa e digo que todos que passam pela presidência dão uma parcela muito grande de contribuição. Cada um que entra quer fazer ainda mais que o anterior e, por isso, a CDL Barra Mansa tem essa força”.

A mesa ainda contou com a participação do diretor Jânio Pereira, que secretariou a Assembleia. “Os membros do Conselho Fiscal da CDL Barra Mansa, no desempenho de suas atribuições, tendo analisado o balanço financeiro referente ao ano de 2020, bem como os documentos comprobatórios, dão o parecer que o mesmo merece a aprovação da Assembleia Geral”.

 

 

 

 

Deixe um Comentário