Drive thru celebra 50 anos da Apae Barra Mansa

0

 

BARRA MANSA

Uma sexta-feira de emoção, alegria e gratidão. Assim foi a comemoração dos 50 anos de fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Para a celebração da data, foi montado um drive thru, onde pais, alunos receberam guloseimas. Houve ainda homenagens aos presidentes e colaboradores da instituição, tudo isso ao som da Orquestra de Jazz do Projeto Música nas Escolas.

De acordo com o presidente Luiz Alberto Lopes Feijó, comemorar a data é celebrar vitórias.  “Quando o projeto foi iniciado lá atrás, era preciso alcançar credibilidade, começar algo inexistente é muito difícil, mas hoje ver toda essa estrutura percebemos que com muito amor, trabalho sério, se conquista todos os objetivos”, cita.

O ex-presidente da instituição, Rogério Rocha, ficou 13 anos a frente da instituição, ente os anos de 1987 e 2000. Emocionado, ele fala da importância da Apae na vida de seus assistidos. “Houve uma época em que se ter um filho com algum tipo de deficiência intelectual, era motivo de vergonha, eles sofriam muito preconceito. A Apae vem para inserir essas crianças, jovens na sociedade, existe para oferecer dignidade. Hoje, vemos nossos alunos evoluindo, trabalhando, totalmente inseridos na sociedade. É motivo de orgulho”, conta.

A coordenadora da equipe técnica e fonoaudióloga, Marcela Sales, relembra que mesmo durante a pandemia, a instituição continuou com os atendimentos. “Os pais estão sendo fundamentais neste período. Eles abraçaram a causa, estão sendo mais ativos e estão sendo agentes multiplicadores. Nossos alunos evoluíram muito, graças ao comprometimento da equipe e dos familiares”, avalia.

HISTÓRIA

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barra Mansa (Apae) foi fundada em 22 de maio de 1971, filiada a federação Nacional das  APAES órgão, de maior movimento filantrópico do Brasil na sua área de atuação, são mais de duas mil APAES espalhadas pelo Brasil.

Sua criação originou-se da Escola Municipal de Excepcional Coelhinho Sabido e no movimento de pais e amigos das pessoas com deficiência, motivados pela necessidade de assistir esta clientela,

Atualmente atende 227 pessoas com deficiência, entre um mês e 55 anos de idade, através dos atendimentos: Técnico (Serviço Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e médico-pediatra) e Educacional, em horário parcial e/ou integral aos maiores de 16 anos.

Os serviços oferecidos estão organizados em: Estimulação e educação precoce, Atendimento Pedagógico, SAIES – Sala de Apoio a Inclusão Educacional e Social (AEE), Salas Temáticas, Oficinas Pedagógicas e Ocupacionais, Preparação/ Inserção ao Mercado de Trabalho, Autodefensoria, Capacitação e Consultoria as escolas e empresas, além das atividades extracurriculares, como: Mesa Positivo, Educação Física, Capoeira, Música, Expressão Corporal, Arte, Atividade Aquática, Ginástica Rítmica Desportiva e Dança.

Sua diretoria é composta por voluntários, tendo como presidente Luiz Alberto Lopes Feijó e como vice-presidente, Alexandre de Oliveira Almeida.

 

 

Deixe um Comentário