Dois óbitos por febre maculosa são registrados em Barra do Piraí e outro caso suspeito está sendo investigado

2

BARRA DO PIRAÍ

Foi divulgado nessa quinta-feira, dia 29, pela Prefeitura de Barra do Piraí, por informações passadas pela diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Irinéia Sant’Anna, mortes de dois homens de 38 e 62 anos por febre maculosa. Existe um terceiro caso, ainda não confirmado, de um jovem de 18 anos que está internado e é neto da vítima de 62 anos. Uma das mortes ocorreu na primeira semana de agosto e segunda foi na semana passada.

O neto e o avô residiam no bairro Santana, já a vítima de 38 anos era do Lago Azul. A Nova Saúde, juntamente com a Secretaria de Estadual de Saúde, coletou nas casas dos pacientes os carrapatos, e os mesmos foram levados para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para análise. A identidade das vítimas não foi divulgada.

Para maior atenção e cuidados à população, os agentes de combate a endemias e os comunitários, da Vigilância em Zoonoses de Barra do Piraí, estão recebendo treinamentos de técnicos da Fiocruz, para o combate da febre maculosa. E médicos e enfermeiros também receberão treinamento de médicos infectologistas da fundação, para saber como descobrir sintomas e sinais da doença.

A febre maculosa é ocasionada por uma bactéria que é transmitida pelo carrapato que se abriga em cavalos, bois, cães e capivaras. São popularmente conhecidos também como carrapato-estrela, carrapato de cavalo ou micuim. De acordo com Irinéia Sant’Anna, o autocuidado é importante. “Ao retirar o carrapato da pele, lave o local com bastante água e sabão, até obter espuma. Este procedimento evita a contaminação”, explicou.

ATENÇÃO

Se a pessoa for em algum local propenso de carrapatos e passou a sentir depois de uns dias sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo e mal-estar, a orientação é procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima e comunicar ao médico o contato com o inseto. A febre maculosa possui tratamento e apresenta 90% de possibilidades de cura, se houver o procedimento correto o quanto antes.

2 Comentários

  1. Bom dia A voz da Cidade !

    Dois óbito por febre maculosa e a prefeitura de Barra do Piraí, não tem uma carreta de transporte de animais, estamos sofrendo com a qualidade de cavalos na beira da rua, no trevo depois do viaduto perto da subida do Bairro Boa Sorte e Cantão, por favor pedimos providências para recolher esses animais e multar os proprietários que não tem onde colocar, criar o animal na rua é que não pode ! Muito obrigado !