Dois hospitais de campanha são instalados como parte do Exercício Geral  

0

ANGRA DOS REIS

Nesta quarta e quinta-feira, acontece em Angra dos Reis o Exercício Geral de Resposta à Emergência Nuclear na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, onde estão localizadas as usinas nucleares Angra 1 e Angra 2, operadas pela Eletronuclear. Esse exercício acontece a cada dois anos e permite avaliar a eficácia dos planos de emergência, identificar pontos vulneráveis e aperfeiçoar os procedimentos de atendimento a situações de emergência. Como parte a programação, chegou ao município uma frota de caminhões, ônibus e outros tipos de veículos da Marinha e do Exército.

Nos veículos estão equipamentos para a implantação de dois hospitais de campanha na cidade que, em parceria com a prefeitura, estarão funcionando 24 horas por dia até quinta-feira, às 18 horas, no Balneário, e até sexta-feira, dia 1º, às 16 horas, no Parque Mambucaba. Eles oferecerão pronto atendimento médico em uma situação de emergência, além de demandas das unidades de saúde do 4º distrito e as reguladas pela central de agendamento da Secretaria de Saúde.

O Hospital de Campanha do exército está instalado no Estádio Municipal e nesta unidade serão oferecidos os seguintes serviços: 80 vagas de psiquiatria para pacientes regulados pela central de agendamento da Secretaria de Saúde; 120 vagas de cardiologia, também pacientes regulados; 450 vagas para clínico geral, para os pacientes agendados pelas EFSs que estão sem médicos; 120 de urologia, para quem foi agendado pela regulação; 80 para ginecologista, para as demandas das ESFs do 4º Distrito; 160 vagas de odontologia, para as demandas do 4º Distrito destinadas pela saúde bucal. Também serão oferecidos exames de ulrassonografia e ecocardiogramas para as demandas geradas pelos profissionais do próprio hospital de campanha.

O Hospital de Campanha da Marinha está instalado no Parque Mambucaba. Neste, serão oferecidas 20 vagas por dia para clínico geral e 16 vagas diárias de pediatria, para as demandas geradas pelas ESFs dos 1º, 2º e 3º Distritos. 64 vagas para dermatologia e 64 de cardiologia serão destinadas para a demanda reprimida da Secretaria de Saúde. Além disso, serão oferecidos 14 exames diários de USG de vias urinárias, no total de 64 exames, também para a demanda reprimida do setor nos cinco distritos e 120 vagas de odontologia.

SIMULADO

Durante a realização do exercício estão previstas, em caráter voluntariado, ações de remoção de parcela dos residentes do entorno da Central Nuclear. As sirenes do Plano de Emergência Externo do Rio de Janeiro, localizadas nessas áreas, serão acionadas. As Forças Armadas e organizações federais, estaduais e municipais mobilizarão aeronaves, embarcações e veículos terrestres. Integrantes de órgão de segurança pública organizarão o deslocamento de automóveis e pedestres. Nesse contexto, cabe à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) a avaliação das condições de segurança das usinas e dos seus respectivos trabalhadores, da população e do meio ambiente e, dessa forma, recomendar as devidas medidas de proteção.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), é o responsável pela supervisão do Exercício de Emergência Nuclear em Angra dos Reis.  O planejamento das ações foi realizado pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Angra dos Reis (Copren/AR), órgão colegiado que tem a finalidade de planejar ações de resposta a situações de emergência nuclear na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto.

 

Deixe um Comentário