Dificuldade para agendar emissão de identidade e vistoria gera reclamações contra o Detran-RJ em Volta Redonda 

5

Agendar emissão da Carteira de Identidade no Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) ou conseguir uma vaga para vistoria de carro em Volta Redonda tem sido a grande dificuldade da população nos últimos meses. É um problema que vem tirando o sono de muita gente que necessita da documentação e fica impedida de fazer o agendamento tanto nos postos físicos quanto no site do órgão. Além disso, mesmo não conseguindo marcar vistoria as blitzes continuam em várias partes da cidade e as multas não param de chegar.

Segundo os reclamantes, há mais de um mês estão tentando agendar vistoria ou emissão pelo site do Detran-RJ, mas o serviço de identificação civil está encontrando dificuldades. Nem mesmo nos postos físicos do órgão as pessoas estão conseguindo atendimento. A estudante Lidiane Alves, de 17 anos, está desde o final de dezembro tentando agendar para tirar a Identidade, já que perdeu a dela, mas não consegue. “No site não consigo. Sempre fala que no momento não tem vaga e que é para tentar mais tarde. Mas nunca dá. Em janeiro a minha mãe ficou sabendo que o posto da Getúlio Vargas estava fazendo mutirão e que iria até o dia 31. Só que no dia 22 fui lá e depois de ficar na fila por mais de duas horas a atendente falou que já tinha acabado. Como fala uma coisa e depois muda. É fazer o povo de bobo. Mandou que eu fizesse o agendamento pelo site. Estou tentando até hoje. Na minha situação tem muitas outras pessoas. No dia que fui tinha até pessoas de mais idade na fila e que tiveram que voltar. É uma vergonha isso”, reclamou.

MAIS QUEIXAS

O mesmo relato fez a também estudante Ângela Maria Duque, da mesma idade. Ela contou que perdeu a Identidade. Por isso, depois de tentar milhares de vezes o agendamento  pelo site e não conseguir, foi até o posto da Getúlio Vargas e lá, como a outra estudante, depois de quase três horas na fila ouviu que o serviço já tinha acabado e que agora teria que agendar pelo site. “Preciso do documento para a escola e não tenho como arrumar. Estou tentando desde dezembro e até agora. Ninguém faz nada para acabar com esse descaso”, desabafou a estudante, lembrando que não sabe mais o que fazer.

Quem também está furiosa com os serviços do Detran é a autônoma Jeisiliane Mattos Ferreira, 49 anos. Segundo ela, desde o dia 15 de dezembro está tentando fazer o agendamento para a retirada da Carteira de Identidade do filho dela, mas ainda não conseguiu. “Quando ligamos para o Detran, eles dizem que os serviços nos postos já estão funcionando normalmente que é só agendar pela internet. Mas quando tentamos o serviço só deparamos com a mensagem de que no momento não há vagas e que é para tentar mais tarde. Até quando isso? Um, dois ou até três dias tudo bem, mas todos os dias. É brincadeira com a população. E se vamos no local não somos atendidos”, contou, lembrando que, enquanto isso o filho tem que ficar sem o documento até mesmo para apresentar na escola e se precisar viajar também não pode.

TENTANDO AGENDAMENTO DESDE O NO PASSADO

Já o servidor público, Luiz Fernando Pereira, disse que está desde o ano passado tentando fazer a vistoria do carro e não consegue, pois só encontra vaga em cidades distantes, como Paracambi, Cordeiro e Santa Maria Madalena. “Estou com os documentos pagos do ano passado e deste ano, mas o serviço ainda não foi feito. Enquanto isso, as blitzes continuam e as multas em cima da gente. Todos os dias têm blitzes na cidade, mas o serviço que é bom nada. Não tenho como ir a essas cidades onde a vistoria pode ser feita, pois além dos gastos, temos também o trabalho. Se o local é longe temos que perder um dia de trabalho”, disse o servidor, lembrando que mesmo sem vencer o documento deste ano já está pago.

Para o enfermeiro Leandro Fernandes, de 34 anos, o que está acontecendo no posto do Detran em Volta Redonda é uma tremenda falta de respeito com o usuário. “No ano passado teve aquela greve que bagunçou tudo e agora já estamos no final de fevereiro de 2018 e desde que o Detran retornou da greve não atende a população como deveria. Isso pra não falar que quando vamos aos posto do Detran da cidade, quase sempre, os funcionários estão de braços cruzados porque ninguém consegue agendar, tanto pelo site quanto pelo teleatendimento. E tem também o péssimo humor da maioria dos funcionários. No posto da Getulio Vargas tem uma que dá te medo de perguntar as coisas para ela. Está sempre de ‘cara amarrada’. Será que a direção do Detran não vê que o serviço não está bom e que nada funciona direito?”  Indagou. As queixas contra os serviços do Detran-RJ são muitas.

INFORMAÇÕES DO DETRAN

Segundo informou a Assessoria de Comunicação Social do Detran-RJ, nos períodos próximos ao vencimento de parcela do IPVA, a quantidade de acessos ao site e ao teleatendimento aumentam, gerando demanda reprimida. Explicou quem de qualquer forma, todos serão atendidos. “Pedimos que nessas datas, os que não tiverem urgência, aguardem um pouco para a solicitação do serviço. Deixando claro que todos os postos estão funcionando normalmente e que disponibilizamos vagas, diariamente, quatro vezes por dia, para todos os postos de vistoria.”

Em relação à dificuldade de agendar o serviço de identificação civil, a Assessoria informou que são abertas, diariamente, 90 vagas para os postos de Barra Mansa e Volta Redonda. “Entre os dias 17 e 19 de janeiro, o Detran realizou um mutirão na cidade de Volta Redonda, onde foram feitos 278 atendimentos”.

 

5 Comentários

  1. Mais absurdo é o que acontece no Detran de Barra Mansa. TODOS os veiculos que vão na vistoria são condenados por alguma irregularidade. TODOS. Quando está tudo normal, alegam que a analise de emissão de gazes está acima do permitido e mostram a tela, com o indice de 0,33%. Incrivel é que todos acusam o mesmo indice. E ai vem a solução. Se vc não quiser ter que voltar e enfrentar a fila novamente, deixe 50,00 no assoalho do carro, que tudo fica normal. É uma situação absurda. Meu carro saiu da revisão para fazer a vistoria, com jogo de velas, óleo e todos os filtros novos, fez a limpeza de bicos e regulagem de valvulas, tudo certissimo, como exige o manual do veiculo. Não adiantou, o vistoriante alegou que estava com 0,33 % e que eu deveria levar o carro novamente na concessionária para rever o problema, ou, deixar cair UM GALO (50,00) no assoalho do carro e sanava o problema ali mesmo.

Deixe um Comentário