Dia dos Pais gera boa expectativa para o comércio

0

BARRA MANSA

Comemorado no próximo domingo, dia 14, o Dia dos Pais promete gerar R$ 7,28 bilhões, o que representará alta de 5,3% em relação à mesma data no ano passado). Os dados são de uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com o presidente da CDL Barra Mansa, José Paulo Nogueira, em termos de movimentação financeira, o Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante para o comércio varejista brasileiro. “Toda e qualquer data que estimule o comércio e traga movimento às lojas, traz reflexos positivos na economia. Não somente para as vendas mas para o fluxo nas lojas”, explica.

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) também realizaram uma pesquisa de intenção de compras a qual divulgou que 67% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano.

O presidente da CNDL, José César da Costa, explica que aproximadamente 107,7 milhões de pessoas – em todo Brasil – devem comprar presentes para entregar a seus entes queridos no segundo domingo de agosto, retornando ao patamar pré-pandemia. “O Dia dos Pais é um termômetro para o início do processo de contratação da mão de obra temporária pelo comércio no segundo semestre e a expectativa é realmente de uma retomada econômica”, afirma.

Pagamento à vista

A pesquisa ainda aponta que a maioria dos consumidores (78%) pretende pagar o presente à vista: 29% por meio de PIX, 25% com dinheiro, e 24% com cartão de débito.

O economista e professor da Estácio Resende, Eduardo Amendola, destaca que o pagamento à vista, principalmente utilizando dinheiro ou PIX, costuma proporcionar grandes descontos em relação ao pagamento parcelado. “Neste Dia dos Pais, a redução no preço pode chegar a 15% em eletroeletrônicos, como notebooks e celulares, e até 40% em perfumes e relógios, por exemplo. Então, para aqueles que puderem pagar à vista será um grande negócio. Mesmo se for necessário utilizar recursos de uma aplicação financeira para realizar a compra à vista ainda é um bom negócio, contudo, é necessário reaplicar as parcelas que seriam pagas no presente do seu pai na aplicação financeira.

Para quem precisar utilizar o cartão de crédito na compra do presente, Amendola chama a atenção para a importância do planejamento e indica evitar o comprometimento de mais do que 30% da renda futura com o parcelamento das compras. As dicas valem especialmente a quem já está endividado. A pesquisa da CNDL e do SPC Brasil mostrou ainda que 59% dos consumidores entrevistados, que têm contas atrasadas e pretendem, mesmo assim, presentear no Dia dos Pais, também estão com o nome sujo atualmente, ou seja, estão com o nome apontado ou negativado nas listas dos órgãos de proteção ao crédito.

‘Sabadão de Compras’

Com ação em parceria com as entidades CDL, Aciap e Sicomércio, a prefeitura municipal promoverá no sábado, dia 13, o ‘Sabadão de Compras  Especial Dia dos Pais’, com horário diferenciado de funcionamento para as lojas – de 9 às 19 horas. O evento, dessa vez, acontecerá de forma diferente nas avenidas Joaquim Leite e Domingos Mariano, no centro da cidade. “Serão dez horas de comércio aberto para facilitar a vida do consumidor que, como pesquisa que já feita, acaba deixando para comprar seu presente às véspera mesmo da data. E acontecendo de forma diferente, o sabadão de compras dessa vez não fechará a Avenida Joaquim Leite. Toda a parte de lazer, atrações musicais, feira de artesanato e gastronomia com os foods trucks estarão concentrados na Praça da Matriz”, explicou o presidente da CDL BM, acrescentando que a área de alimentação funcionará até às 23 horas.