Dia da Árvore é celebrado em Angra dos Reis

0

ANGRA DOS REIS

O Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, foi marcado por diversas atividades de conscientização e preservação ao meio ambiente, na Praça Amaral Peixoto, no Centro de Angra dos Reis. Por meio da Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins, centenas de crianças e adolescentes participaram ativamente de um dia tão importante para a área verde do município.

– O objetivo é comemorar o Dia da Árvore e ensinar os alunos de uma forma mais leve e descontraída. Desta forma, podemos ver o interesse nas crianças em aprender sobre a preservação ao meio ambiente da nossa cidade. Foram diversas atividades, como plantio de árvore e o tão esperado concurso de poesia, que ajudaram a movimentar a praça Amaral Peixoto – comentou a secretaria de Urbanização, Parques e Jardins, Beth Brito.

A principal atividade do evento foi o I Concurso de Poesia do Dia da Árvore. Com o tema “Verde, fonte de vida”, o concurso contou com a inscrição de mais de 100 alunos das escolas municipais de Angra dos Reis, sendo premiados os dez melhores poemas e as três melhores leituras dos textos.

– Foi uma grande alegria participar do concurso, desde a elaboração da poesia até a premiação. Quero agradecer todo o apoio que recebi da minha família e da minha professora, que sempre acreditou em mim. Estou muito grato, pois sei o quão difícil é sair vitorioso de um concurso como esse – comentou Davi da Silva Bento, da turma 703, da Escola Municipal Venera Silvia de Aguiar.

Um dos principais objetivos da Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins foi promover a conscientização ambiental por meio da educação e da literatura. Desta forma, além de educar os alunos sobre os cuidados com a natureza, também é possível despertar um interesse na leitura, escrita e em outras áreas artísticas e culturais.

– A literatura e outras manifestações culturais são fundamentais para o desenvolvimento pessoal dos alunos da rede pública de Angra dos Reis.  No evento de hoje, a Prefeitura fomentou a participação e o engajamento das crianças em pautas importantes, como os cuidados com o meio ambiente, preservação das espécies e a manutenção da flora angrense – comentou o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti.

Ao longo do dia também foram realizadas ações como o plantio de Pau-Brasil, distribuição de sementes, corredores culturais e a exposição do Projeto Bacia Escola do Retiro, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

– O evento de hoje será lembrado para sempre pelas crianças e jovens que participaram dele. Como poder público, nosso dever é sempre oferecer serviços e projetos que fomentem a educação e, consequentemente, o desenvolvimento dos nossos alunos. A participação da Bienal e o evento de hoje são apenas alguns dos projetos da Prefeitura para promover esse desenvolvimento – comentou o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão.

 

Deixe um Comentário