Desembargador lança livro sobre violência de gênero e cita projeto criado pela Prefeitura de Itatiaia

0

ITATIAIA

O desembargador Wagner Cinelli realizou nesta terça-feira, dia 25, uma manhã de autógrafos do lançamento de seu livro mais recente ‘Igualdade e Progresso’. A obra é um compilado de artigos e outros textos que abordam temas relacionados à violência de gênero e à importância do empoderamento feminino. No livro, o autor dá destaque as placas de conscientização e combate à violência contra mulher, instaladas em setembro do ano passado pela Prefeitura de Itatiaia. O evento aconteceu no Instituto Campo Belo, no Centro.

Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) desde 2008, Wagner Cinelli, tem assento efetivo na 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado e é presidente do Comitê de promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Descriminação (COGEN).

O autor conta que começou a pesquisar sobre o tema há pelo menos cinco anos e que utilizou de sua experiência como juiz nas competências criminal e de família, para falar sobre o assunto. “Pude ver de perto todas essas questões, como o caso de mulheres subjugadas por seus companheiros, vítimas de crimes de lesão corporal e de ameaça, e comecei a pesquisar sobre o assunto. Em 2019 lancei o curta-metragem de animação ‘Sobre ela’, gostei muito do resultado e decidi começar a escrever sobre esse tema tão importante”, contou.

O autor explica que o livro ‘Igualdade e Progresso’ leva o leitor a refletir sobre os aspectos culturais que traduzem a violência contra mulher. “A sociedade herdou uma violência terrível e temos que questionar isso, refletir e procurar ser uma sociedade mais pacífica, mais distante de violências, de ódio e tudo que isso envolve. Sempre procuro dar um enfoque nos meus livros convidando o leitor a refletir sobre essa cultura que a gente nasce nela, internaliza e naturaliza certas coisas que precisamos questionar para que possa haver uma mudança”, falou.

Um dos assuntos citados em seu livro mais recente são as placas de conscientização e combate à violência contra mulher, instaladas em setembro do ano passado pela Prefeitura de Itatiaia. “As placas traduzem uma política pública original. Andamos nas ruas e vemos outdoors anunciando produtos, as placas são mini outdoor, só que não estão anunciando um produto, estão levando informação. Passando uma ideia conscientizadora”, disse.

A responsável pelo projeto, a secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Cavallari, falou sobre a importância de ter a iniciativa citada em um livro. “Parto do princípio que precisamos começar a conscientizar as pessoas para que as coisas comecem a mudar. Ter esse projeto em um livro é uma honra, porque além dessa iniciativa ser permanente em Itatiaia, ela vai passear por várias cidades do país e incentivar que mais municípios façam isso para que essa conscientização se ampliei e a gente consiga diminuir os índices de violência contra mulher”, explicou a secretária.

O prefeito Irineu Nogueira também esteve presente na manhã de autógrafo e falou sobre a importância de dar visibilidade a iniciativas como essas. “As mulheres hoje estão muito independentes e empoderadas e alguns homens infelizmente ainda não sabem lidar com isso, não estão preparados para o sucesso delas e acabam comentando feminicídio entre outros crimes. A conscientização e a informação sobre a violência contra mulher é muito importante e a aplicação disso em placas é um marco para Itatiaia”, disse.

Wagner Cinelli também é autor de outros dois livros: ‘Sobre Ela: uma história de Violência’, de 2020, e ‘Metendo a colher’, de 2022. Todas as obras podem ser encontradas em qualquer livraria do país ou na internet.

Deixe um Comentário