Deputados eleitos por Volta Redonda debatem temas regionais com o MEP

0

VOLTA REDONDA

Jari Oliveira e Munir Francisco, recém-eleitos deputados estaduais moradores da cidade de Volta Redonda, participaram de encontro a convite do Movimento Ética na Política (MEP) de um encontro que aconteceu nesta sexta-feira, dia 11, na sala do Pré-Vestibular Cidadão do Movimento, que fica anexa à Paróquia Santo Antônio, no bairro Niterói.

Conselheiros do MEP e representantes do Pré-Vestibular Cidadão participaram do encontro, assim como os padres Juarez Sampaio, vigário episcopal da região e Jorge Axé, vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio.

No momento inicial, coube ao Pe. Jorge Axé, a saudação aos recém eleitos. “Saudamos e agradecemos a presença dos senhores. A caminhada de vocês, tão conhecida pela população possibilitaram a vitória no pleito, fato que, certamente possibilitará caminhos frutuosos para o povo. Parabéns pela conquista”, pontou o religioso.

Na sequência, a coordenação do MEP, em nome do movimento, destacou a importância da democracia. “Agradecemos o aceite dos senhores, cumprimentamos pela vitória. As presenças dos senhores ajudam-nos a fazer o reconhecimento e a valorização da democracia e possibilita, em especial, fazer a construção do compromisso dialogal com a sociedade organizada”, declarou Zezinho ao passar a palavra aos parlamentares. Agradecidos, os deputados eleitos, Jari Oliveira e Munir Francisco, em suas falas iniciais agradeceram o convite, e durante dez minutos descreveram suas trajetórias políticas em na cidade o Aço até a conquista atual.

Temas regionais

Após a fala dos parlamentares, o professor Lucas Afonso, sociólogo e o Pedro Paulo Vidal, acadêmico de direito na UFF, ambos ligados ao MEP e, também o Pe. Juarez Sampaio, pontuaram preocupações sociopolíticas, tanto de Volta Redonda como do Sul Fluminense. Na ocasião foram destacados os temas – socioambientais (poluição, água e queimadas); mobilidade urbana, com foco nas pessoas; desenvolvimento regional e a geração de oportunidades; déficit de moradias, cultura, educação e mortandade dos jovens, foram pontuados como ‘gargalhos das cidades do Sul fluminense’ a serem enfrentados, afirmaram os interlocutores da comunidade.

Reações dos parlamentares

Os dois parlamentares, consideram os temas relevantes, cada um deles em suas falas aprofundaram os temas, com mais intensidade ou não a partir de suas vivências. Jari e Munir, comprometeram-se a se atentarem às demandas da sociedade. Houve um momento mais intenso, durante a exposição dos eleitos, relativo à mobilidade urbana e o transporte urbano. Jari e Munir debateram com mais intensidade o tema.  O professor Lucas Afonso, diante da importância do tema, sugeriu fosse ampliado o debate em outro momento. “Interessante as contradições que os senhores trazem aqui sobre o tema, são importantíssimas. Contudo, sugiro que de forma voluntária se crie comissões que debatam os diferentes temas demandados e sejam apresentados para os senhores”, orientou o sociólogo Lucas, tendo a concordância de todos, comprometendo-se em ajudar.

Agradecimentos

Na finalização Pe. Juarez agradeceu a todos e foi enfático ao falar sobre o tema moradia. “Há necessidade também, de com intensidade discutir o grave problema de moradia em Volta Redonda e cidades vizinhas. Vemos que a especulação imobiliária está avançando, fato que dificulta a ampliação e a função social dos espaços urbanos concentrados nas mãos de poucos. Peço que atentem ao tema na Alerj.” pontuou o vigário episcopal.

Deixe um Comentário