Deputado Marcelo Cabeleireiro visita Santa Casa para conhecer obras de ampliação

0

BARRA MANSA

O novo projeto de readequação da Santa Casa de Barra Mansa foi conhecido pelo deputado estadual Marcelo Borges da Silva, o Marcelo Cabeleireiro (DC). A reforma visa oferecer melhor atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), além de uma melhoria na parte externa do hospital. A visita recente foi acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Sérgio Gomes; pelo diretor executivo da unidade, Fernando Moreira; e pelo médico angiologista Dr. Marco Manarino. A previsão é que a parte interna do hospital fique pronta até julho, já a parte da fachada deve ser entregue em agosto.

A entrada do pronto-socorro está sendo completamente revitalizada para oferecer mais acessibilidade e conforto aos pacientes da rede pública. Além disso, o atendimento será otimizado com novos leitos de UTI e investimento no setor de alta complexidade de cardiologia.

As novas instalações da Angiobarra, foram apresentadas por Dr. Manarino. São pacientes de 27 cidades atendidos p, incluindo moradores da capital. “Somos referência. Pelo sétimo ano consecutivo, fomos o maior produtor de cirurgias vasculares e endovasculares de alta complexidade do Estado”, frisou o angiologista. O hospital foi o que mais realizou no ano passado, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde e do Data SUS, cirurgias vasculares em todo o Estado. Foram 185 ano todo. Somadas às cirurgias do coração, o número sobe para quase 1,3 mil/ano – ficando atrás apenas do Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras, que realizou aproximadamente 1,4 mil.

O deputado se comprometeu a intermediar uma conversa com o novo secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, a fim de obter o credenciamento para que a Santa Casa possa atuar também na parte de Neurologia. De acordo com Dr. Sérgio Gomes, as cirurgias neurológicas só são feitas em Itaperuna, na região Noroeste, que não consegue absorver toda demanda. “A partir do segundo semestre deste ano, começamos a fazer transplante de rim, que atualmente também só é feito em Itaperuna”, revelou o secretário.

MAIS MELHORIAS

Marcelo Cabeleireiro também conheceu a UTI respiratória que passa a contar com cinco novos leitos já nos próximos dias. Outros cinco estão sendo providenciados. A Clínica de Endoscopia Digestiva foi revitalizada e inaugurada recentemente. O Laboratório de Análises Clínicas, que era terceirizado, passa a ser próprio da Santa Casa e também será ampliado. Outras obras estão previstas como a construção de 20 novos leitos de UTI, a reforma do refeitório e ampliação da área de descanso dos profissionais de saúde, bem como dos vestiários.

Foi apresentado pelo secretário de Saúde o projeto arquitetônico de um novo Centro Cirúrgico que aguardava investimento para ser colocado em prática.

Segundo o diretor Fernando Moreira, as obras de ampliação do hospital ainda contam com novos banheiros, novas escadas de emergência e garantem uma maior acessibilidade aos pacientes. Essa foi uma questão observada pelo deputado, que foi reeleito para presidir a Comissão da Pessoa com Deficiência da Alerj. “É muito importante garantir esse direito. Antes, a entrada do pronto-socorro era mais difícil e agora as rampas de acesso vão facilitar muito para pessoas com deficiência física”, acrescentou Marcelo.

Atualmente, a Santa Casa gera aproximadamente 2,2mil empregos entre diretos e diretos, incluindo uma rede de 300 médicos cadastrados.

Outro apoio foi solicitado ao deputado estadual que seria para a implantação de um Centro Ortopédico no hospital, pois o serviço é feito em Paraíba do Sul. Marcelo se comprometeu em trabalhar junto com o prefeito Rodrigo Drable e com o governador Cláudio Castro para conseguir mais investimentos para o hospital.

Deixe um Comentário