Deputado Marcelo Cabeleireiro participa de reunião com secretário Estadual de Saúde

0

ESTADO

O deputado estadual Marcelo Cabeleireiro participou, nesta quinta-feira (18), de uma videoconferência da Comissão Especial de Fiscalização dos Gastos na Saúde Pública, Durante o Combate ao Coronavírus, com o atual secretário estadual da pasta, Fernando Ferry. Foram tratados assuntos como o atraso na entrega dos hospitais de campanha, a falta de transparência das ações e os gastos da secretaria. Na ocasião, o deputado cobrou a regulamentação da Lei 8.887/20, de sua autoria, que autoriza atendimentos médicos pela internet.
“O secretário garantiu que até julho o sistema estará implantado na rede estadual e que os sistemas computacionais utilizados na área da Saúde dos municípios e do estado já estão trabalhando em conjunto.
Ele também ressaltou a importância da medida para auxiliar os médicos na interpretação dos exames, entre outras funcionalidades”, informou Marcelo.
Ainda segundo ele, está confirmada a sua participação em outras reuniões da comissão para cobrar todas as informações necessárias e esclarecer os problemas que o Estado vem enfrentando na saúde pública.
Durante a videoconferência, Fernando Ferry explicou que a secretaria tem em caixa R$ 300 milhões, sendo que mais da metade do recurso já está comprometido com o pagamento de dívidas. Sendo assim, a secretaria tem disponível pouco menos de R$ 150 milhões para investir no combate ao Covid-19.
Há pouco mais de um mês no cargo, Ferry explicou que a prioridade da secretaria no momento está sendo reestruturar a pasta e “apagar os incêndios” da gestão anterior.
“Tive que exonerar todos os subsecretários e montar um novo grupo de trabalho, reformulando toda a nossa equipe. Fiquei incrédulo no início do problema com todas as acusações e já deixo claro que não fui colocado aqui para esconder qualquer tipo de irregularidade”, declarou.
Questionado sobre o atraso nas obras de hospitais de campanha, o secretário disse que a unidade de São Gonçalo foi inaugurada na tarde desta quinta-feira. Em Campos dos Goytacazes e Nova Friburgo, os hospitais já estão quase prontos, segundo ele, e há possibilidade de alugar leitos privados.
O deputado Marcelo Cabeleireiro disse que muitas dúvidas ainda serão esclarecidas e que nova reunião acontecerá com o secretário.

Deixe um Comentário