Deputado convida secretária estadual de Educação para participar de audiência pública em Volta Redonda

0

ESTADO/SUL FLUMINENSE

Na próxima semana, quinta-feira, 27, às 19 horas, acontecerá no Instituto de Educação Manuel Marinho, na Vila Santa Cecília, uma audiência pública para debater o Novo Ensino Médio. O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) esteve no Rio na quarta-feira, 19, para uma reunião com a secretária de Educação do Estado, Roberta Barreto. Ele fez o convite para o evento e ela aceitou.

A audiência foi sugerida por Jari à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), da qual é membro, e aprovada pelos deputados. O Novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem determinado pelo governo federal por áreas de conhecimento que permitirá ao jovem optar por uma formação técnica e profissionalizante. Ao final do Ensino Médio o aluno receberá além do certificado do ensino regular e também o  do curso técnico ou profissionalizante que cursou. “A partir do proposto pelo Ministério da Educação (MEC), a Seeduc apresentará como está a implantação em nosso estado”, explicou.

Foram convidadas para a audiência pública em Volta Redonda diversas autoridades, como representantes da Delegacia Regional do Ministério da Educação; da Defensoria Pública do Estado do Rio; da Coordenadoria da Infância e Juventude; do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro; do Sindicato dos Professores (SinPro) da Associação dos Diretores de Escola (Aderj); da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (Ubes); da Federação Nacional de Estudantes em Ensino Técnico (Fenet); do Sindicato Estadual Profissionais de Educação Núcleo de Volta Redonda (Sepe); e da União dos Professores Públicos no Estado (Uppes).

“Esta audiência pública é, prioritariamente, um espaço para que eu e os colegas parlamentares da Comissão de Educação da Alerj possamos ouvir o que os educadores, alunos e a população em geral têm a dizer sobre o novo modelo pensado para o Ensino Médio”, ressaltou o deputado Jari.

OUTRAS PAUTAS

Jari tratou ainda sobre outros assuntos com a secretária de Educação, como o Piso Nacional do Magistério, a valorização da remuneração da equipe gestora. O deputado ainda falou sobre a necessidade urgente de contratação de profissionais de apoio, como inspetores de alunos. Pontou ainda sobre o aumento da segurança nas escolas e o reajuste na cota de merenda escolar.

Também estiveram na pauta do encontro as reivindicações dos agentes administrativos do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), que pertencem à Seeduc-RJ. Eles solicitam o RAS (Regime Adicional de Serviço) e mudança de nomenclatura do cargo para que possam ter benefícios como o adicional de nível superior.

 

Deixe um Comentário