Deputada Enfermeira Rejane estará em Resende nesta sexta-feira

0

RESENDE

A deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB) estará em Resende nesta sexta-feira. Ela cobra a instalação da Delegacia Especializada de Atendimento Mulher (DEAM). A parlamentar é autora da Lei 9.279, que autoriza o Executivo estadual a implantar uma unidade focada no atendimento às vítimas de assédio, agressão e feminicídio na cidade. A lei foi sancionada em 19 de maio de 2021 pelo governador Cláudio Castro.

Para a deputada, sem a Deam, as mulheres vítimas de violência não tem o atendimento que precisam, sendo atendidas em uma delegacia comum. Com isso, muitas vezes são obrigadas a ficar frente a frente com os próprios agressores. A ausência da delegacia especializada também dificulta o cumprimento de medidas protetivas que poderiam salvar mulheres de agressão e até impedir feminicídios.Outro ponto é que a falta de uma unidade específica impacta na divulgação e consolidação dos dados sobre a violência contra a mulher na região, pois os casos são registrados com ocorrências do dia a dia na cidade. “Há mais de um ano o governador sancionou a lei e não tomou providência alguma para implantar a Deam em Resende. Quem sofre com isso são as mulheres da cidade e da região, que não podem contar com um atendimento específico num momento tão difícil para elas que é o de uma agressão”, disse a parlamentar, pré-candidata a deputada federal.

PLENÁRIA
A Enfermeira Rejane estará em Resende para participar de uma plenária que irá debater a conquista do novo piso salarial da Enfermagem, uma luta de três décadas da categoria na qual a deputada foi uma das que muito se posicionava na Alerj. O encontro será no auditório da Faculdade Estácio de Sá, às 18 horas.