Deficientes fazem reivindicações durante audiência púbica

0

RESENDE

Com o tema “O Funcionamento da Rede Pública na Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, a Câmara de Vereadores realizou na noite de quarta-feira, audiência pública para debater o assunto. O encontro foi agendado pela vereadora Soraia Balieiro (PSB), em atendimento a um pedido no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Resende. Participaram do evento os vereadores Tiago Forastieri (PSC), Claudio de Araújo (PMDB) e Caio Sampaio (Rede); além da secretária municipal de Educação, Rosa Frech; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Virginia Calaes; o titular da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Emerson Cunha do Nascimento; a presidente da Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Resende (Amar), Marisa Siqueira; o superintendente de Controle, Avaliação e Regulação da secretaria de Saúde, Gustavo Fichter; e o representante da secretaria municipal de Assistência Social, Marcelo Ferreira Lopes.

Durante o evento, foram registradas várias reclamações de pessoas, entre elas a falta de acessibilidade nas vias públicas, ônibus com elevadores quebrados e a qualidade dos serviços prestados pelo Centro de Atendimento ao Autista de Resende (Cemear). Na ocasião, foram apresentadas queixas sobre a qualidade dos serviços prestados pelo Cemear, a falta de rampas nas calçadas da cidade e ônibus sem condições de atender pessoas com deficiência motora. Também foram feitas críticas à passarela que dá acesso à Ponte Velha, uma vez que a inclinação da rampa existente no local impede o acesso seguro de cadeirantes.

De acordo com a vereadora Soraia, o objetivo do evento foi facilitar o debate entre a sociedade civil e o poder público no que tange às demandas desse segmento. Ficou acertado que será agendando novo encontro sobre o tema nos próximos meses. “Diante do interesse e participação do público, que trouxe muitos pedidos justos e pertinentes, planejamos realizar uma nova audiência pública sobre os direitos da pessoa com deficiência em breve”, contou a parlamentar, que é autora de diversas leis voltadas para a educação especial, como por exemplo, a Lei 3168/15 que institui no município a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla celebrada de 21 a 28 de agosto anualmente.

Deixe um Comentário