Defesa Civil interdita todas as sacadas de condomínio em Resende após uma delas se desprender no sábado

0

RESENDE

A Defesa Civil do município interditou, nesta quarta-feira, dia 15, 27 sacadas dos apartamentos do Condomínio Porto Real, localizado no bairro Liberdade. No sábado, dia 11, a sacada de uma cobertura se desprendeu e apoiou na varanda do quinto andar. Na hora do incidente nenhuma pessoa ficou ferida. Também não precisou ser feita a desocupação do prédio, segundo a Defesa Civil.

De acordo com a Prefeitura de Resende, a medida foi tomada após a equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos realizar uma vistoria nas sacadas do prédio nesta terça-feira, dia 14. “Mediante a análise preliminar, foi observado que a camada de concreto sobre a loja da sacada contribuiu para o tombamento, devido ao peso. Desta forma, de maneira preventiva, a Defesa Civil optou por fazer a interdição de todas as 27 sacadas dos prédios do condomínio”, informa a nota enviada pela Assessoria de Imprensa.

No sábado, dia 11, sacada, no sexto andar se desprendeu e apoio na varanda do quinto andar-Redes Sociais

A prefeitura ainda informa que a Defesa Civil solicitou à síndica do Condomínio iniciar o “escoramento de todas as sacadas, nas quais se manterão até a contratação de empresa especializada para eliminação dos riscos, com acompanhamento de profissional técnico especializado”. “Vale reforçar que a estrutura do prédio não apresenta riscos e as ações estão voltadas às sacadas. Para não haver qualquer parte que passe despercebida, adotamos o critério para que todas as sacadas sejam escoradas até a conclusão do trabalho, priorizando a vida dos moradores”, destaca o documento.

A síndica, Ednamara Maia informou que os condôminos foram notificados na tarde desta quarta-feira, dia 15, pela Defesa Civil. “Assim que recebemos a notificação da Defesa Civil acabei de falar com uma empresa de engenharia que já veio aqui e acabei de passar a documentação para vistoriar e ver quais as necessidades que devem ser feitas para solucionar o problema”, disse Ednamara.

ENTENDA O CASO

No início da tarde de sábado, dia 11, a Defesa Civil foi acionada para verificar o tombamento de uma sacada na cobertura 606 do condomínio. Ela se desprendeu e apoiou na varanda do quinto andar. Na hora do incidente nenhuma pessoa ficou ferida. Também não precisou ser feita a desocupação do prédio, segundo a Defesa Civil.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Flávio Germano da Silva, esta sacada já havia sido interditada pelo órgão desde agosto de 2021, por um problema estrutural. A sacada foi retirada no domingo, dia 12.

Na terça-feira, dia 14, foi marcada uma vistoria em todas as sacadas, para que fosse realizada uma reavaliação.

Deixe um Comentário