Resende pode ganhar Hospital dos Olhos

0

RESENDE

O município poderá ser contemplado com um Hospital dos Olhos. O Plenário aprovou a indicação do vereador Nélson da Silveira Diniz (União Brasil) solicitando que a prefeitura faça de Resende um polo em saúde ocular.

O vereador Nelsinho, como é conhecido, disse que o envelhecimento da população elevou o número de casos de doenças oftalmológicas e, assim, a demanda por atendimentos nessa especialidade médica. “Com o aumento da expectativa de vida, esses casos se tornam cada vez mais frequentes. Assim, é preciso adaptar o SUS à nova realidade”, comenta o parlamentar.

Vale destacar, que dentre as principais doenças oculares que acometem os idosos estão a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e o descolamento da retina.

Ainda segundo Nelsinho, a demanda pelo serviço em Resende é grande. “Recebi informações extraoficiais de que, somente em nosso município, existe uma demanda mensal de cerca de 1 mil consultas gerais em Oftalmologia e quase o mesmo número em consultas para casos envolvendo glaucoma, retina, córnea e catarata, além de um fluxo médio de 150 cirurgias”, aponta Diniz.

DADOS DA OMS

Em paralelo, o Relatório Mundial sobre Visão, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que 2,2 bilhões de pessoas sofrem com problemas de visão em todo o mundo. Desse total, 1 bilhão de casos seriam evitáveis ou passíveis de correção, como miopia, catarata, glaucoma e hipermetropia. Ou seja, boa parte dos pacientes não recebe os cuidados necessários, como diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Deixe um Comentário