Defesa Civil de Resende interdita o trânsito em trecho da Avenida Beira Rio devido à elevação do nível do Rio Paraíba do Sul

0

RESENDE

A Defesa Civil de Resende promove na manhã desta quinta-feira, dia 14, o fechamento temporário de uma parte do trânsito na Avenida Rita Ferreira da Rocha, a Beira Rio, sob a Ponte Miguel Couto Filho, no Centro. A ação tem como objetivo preservar a segurança de pedestres e veículos que trafegam pela localidade, uma vez que parte da via foi tomada pelas águas do Rio Paraíba do Sul durante a madrugada.

Em virtude das chuvas na quarta-feira, dia 13, a represa do Funil ampliou a vazão do reservatório, pois a mesma está com a capacidade de 68.42 %. Com isso, o nível do rio ultrapassou a margem e invadiu a via de pedestre juntamente com uma parte da pista de rolamento de veículos. Segundo a Defesa Civil, com aumento da vazão, o nível do Rio Paraíba do Sul em Resende está em 4,50m, onde ocasionou transbordamento com alagamento embaixo da Ponte Miguel Couto Filho, no trecho de encontro da Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha com a Avenida Kennedy.

A avenida foi tomada parcialmente com a elevação do Paraíba durante a madrugada – Redes Sociais

Com o volume das águas foi necessária a interdição para passagem de veículos e pedestres neste local.  Em relação aos afluentes, o Rio Sesmaria tem 1.03m e o Rio Preto 0,89m, ambos com nível abaixo da altura considerada de atenção pela Defesa Civil, que seria acima de 3,80m e 2,75m, respectivamente. Esta foi a segunda alta consecutiva registrada no nível do Rio Paraíba do Sul, em Resende. Na madrugada de quarta-feira a represa também ampliou a vazão e o nível do rio chegou ao limite da calçada e parte da pista de rolamento de carros, mas sem a necessidade de interdição do trânsito.

A Defesa Civil interditou a passagem no encontro das avenidas Kennedy e Beira Rio, no Centro – Redes Sociais

ÁGUA INVADE ÁREAS RESIDENCIAIS

A Defesa Civil de Resende confirmou também que devido ao aumento da vazão das águas no Rio Paraíba ocorreu a elevação do nível da água em trechos das localidades ribeirinhas, sem danos materiais aos moradores e não há registro de desalojados ou desabrigados. Segundo a diretoria do órgão, houve relato de água invadindo quintal de alguns imóveis nos bairros Baixada da Olaria e Itapuca, Rua Projeta e Rua Angela Maria de Lima, respectivamente.

Na Itapuca houve o registro de água invadido o quintal de uma residência – Redes Sociais

No bairro Jardim Tropical, sem obter vazão pela alta do Paraíba o Rio Alambari ficou retido e com sua elevação parte da Rua Dr. Geraldo foi tomada pelas águas tendo de ser interditado o fluxo de veículos e pedestres. “A vazão da represa era de 660 metros cúbicos por segundo e esta reduzindo gradativamente, porém, nenhum incidente grave foi registrado na cidade. Há imóveis em partes mais baixas onde a água chegou ao quintal de alguns imóveis”, frisa a Defesa Civil. Na região do Surubi, o Parque Zumbi que tem o Paraíba ao fundo, chegou a ser parcialmente alagado nas primeiras horas da manhã já com as águas escoando posteriormente.

Os trechos mais baixos em bairros ribeirinhos tiveram registro de água no interior do quintal – Redes Sociais

Segundo a Defesa Civil, a expectativa é que o nível do Paraíba baixe em torno de 50 centímetros nas próximas horas, amenizando os trechos alagados como sob a Ponte Miguel Couto Filho. “Com essa vazão o nível da água será mantido por algumas horas, é preciso baixar em torno de 50 centímetros. O problema não é Resende e sim toda a região do Vale do Paraíba que concentra a água na represa do Funil, que por sua vez trabalha com percentual de até 75% como segurança e procede com a abertura de vazão. Fica o alerta para localidades mais baixas como Barra Mansa e Volta Redonda”, informa. Em situação de emergência é indicado acionar a Defesa Civil pelos telefones 193 ou 199.

O Parque Zumbi teve parte de suas instalações invadido pelas águas do Rio Paraíba – Redes Sociais

MEDIDA DE PREVENÇÃO

A Defesa Civil de Resende confirmou que prossegue em alerta devido às chuvas, fazendo o monitoramento continuo durante 24 horas do Rio Paraíba do Sul e seus afluentes. Caso ocorra algum fator de risco, o órgão emitirá alerta aos moradores das localidades envolvidas, seja presencialmente ou através do envio de SMS pelo celular dos moradores, com suporte da Defesa Civil do Estado. Basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 informando o CEP e obter alertas quando forem emitidos.

Segundo a Defesa Civil, a previsão do tempo para hoje no município, com base nas informações do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é de manhã e tarde com céu nublado e aumento de variação das nuvens, poderá ocorrer pancadas de chuvas localizadas, com trovoadas e rajadas de ventos de 12km/h.

A temperatura para Resende nesta quinta-feira deve oscilar entre 21ºC e 31ºC, com possibilidade de 90% para a incidência de chuvas com até 15 milímetros de índice pluviométrico. À noite o céu permanece com muitas nuvens e com possibilidades de pancadas chuvas.

FLUXO LIBERADO

A Prefeitura de Resende confirmou que o nível do Rio Paraíba do Sul baixou para 4,30m, por volta das 16 horas, o que permitiu a liberação do fluxo de veículos pela Defesa Civil nas vias até então interditadas desde o período da manhã.

*Reportagem atualizada às 17h15min

Deixe um Comentário