DEBATE TEMÁTICO BARRA MANSA – Como utilizar o esporte como ferramenta de inclusão social?

0

ALCIO PEREIRA 

Foto: Divulgação

– Esporte é saúde! Esporte é trabajho! Esporte é lazer! Esporte é vida!

– Barra Mansa infelizmente não tem uma política voltada para incrementar o esporte, ao contrário, a Secretaria de Esportes de nosso Município foi extinta no atual governo, passando a ser uma coordenaria que funciona muito mal.

– Há poucos anos atrás, o Brasil realizou a Copa do Mundo de Futebol, as Olimpíadas e as Para-Olimpíadas, o que gerou bilhões em investimentos em infra-estrutura e turismo. Barra Mansa não aproveitou essas oportunidades. Nada aqui foi feito para incentivar o esporte.

– Barra Mansa é celeiro de grandes nomes do esporte, porém são atletas que mais se destacaram por seus próprios esforços do que por uma política pública de incentivo e inclusão social.

– O esporte deve ser oferecido desde cedo para os barra-mansenses quando ainda bebês e crianças, nas creches, nos clubes e colégios, criando nas pessoas o gosto pela prática esportiva, para que mais tarde, eles possam ser profissionais do esporte ou atletas profissionais. São inúmeras alternativas e oportunidades para quem trilha o caminho profissional do esporte.

– Para quem não sabe, o Barra Mansa Futebol Clube foi o primeiro clube de futebol profissional do Brasil, e vários jogadores se destacaram e ainda se destacam no futebol mundial.

– O esporte de qualidade tem que ser oferecido nas escolas, nas creches, nos bairros. Barra Mansa precisa ter uma política séria voltada para o desenvolvimento do esporte. Errado é pensar no esporte somente como competição. O esporte gera empregos, traz saúde e lazer aos moradores. Podemos ter centros aquáticos na cidade, pistas de caminhadas e ciclovias, mais quadras polidesportivas nos bairros e áreas destinadas à ginástica.

– No meu governo, vou promover e incentivar as práticas esportivas em Barra Mansa, tanto nas ruas, nas escolas, quadras e clubes, criando receitas e empregos ao qualificar profissionais da área e dar condições da cidade criar atletas, e ao mesmo tempo ter no esporte enquanto lazer, a participação de nossa comunidade o que trará também saúde.

 BRUNO MARINI 

Foto: Divulgação

Esporte, concentração, união, entre outros temas, devem ser tratados intercalados. Acredito que incentivando jogos como xadrez, por exemplo, conseguiremos resultados em diversos planos. Outro exemplo é o karatê, que desenvolve, principalmente, a disciplina e concentração do atleta. Quero esses projetos nos bairros para que nossas crianças tenham lazer, além de preparar nossos jovens para o mundo. Vamos motivar e promover ainda as olimpíadas estudantis e olimpede, retomar os campeonatos da copa das Associações de Moradores. Praças demais espaços públicos, devem estar atrativo para a comunidade. Também teremos um olhar especial para os praticantes de skates, vôlei e basquetebol, entre outras modalidades, como o atletismo, por exemplo. O foco é manter nossos jovens ocupados longe da violência.

 

CAPITÃO DANIEL ABREU 

Foto: Divulgação

A prática esportiva é uma das melhores ferramentas de inclusão social para os jovens, disponibilizar tal prática com equipamentos, garante a possibilidade do desenvolvimento educacional. Além de unir a população local, evitando rixas ligadas aos bairros, onde a criminalidade opõe a juventude, e acabam virando uma rivalidade. Bem como dá acesso a esses jovens a praticar esportes, e também o de uma inclusão social e gerando novas possibilidades na vida de jovens que talvez estariam na rua sem qualquer expectativa.

 

JACKSON EMERICK 

Foto: Divulgação

Já está provado que o esporte contribui de várias maneiras na formação do ser humano. No meu governo vamos adotar políticas públicas para que o esporte seja utilizado como canal de inclusão social de crianças e jovens, de desenvolvimento pessoal e de contribuição para melhoria do desempenho escolar, além de lazer é claro.

Segundo a ONU, onde existem programas de apoio ao esporte para crianças e adolescentes há uma queda anual de 30% nos índices de criminalidade. Por isso queremos estimular a prática esportiva em todos os bairros e distritos de Barra Mansa, para estimular a nossa moçada. Vamos ampliar o Programa Esporte Presente, levando as atividades ao maior número de locais possível e ampliando as modalidades esportivas oferecidas. Também vamos construir três novos Centros de Lazer. Vamos reformar as quadras esportivas existentes nos bairros e contratar professores de Educação Física para desenvolverem atividades nestes locais com jovens, crianças e pessoal da terceira idade. Vamos reformar as academias ao ar livre existentes e construir novas.

Também vamos focar na atividade esportiva nas escolas, reformando as quadras existentes e construindo novas nos colégios que ainda não possuem. Sabemos que a educação física favorece o desenvolvimento motor da criança, contribui para a integração social, melhora a autoestima e colabora para que os alunos aprendam a conhecer e a compreender as mudanças e o limite do próprio corpo. Portanto, o esporte será um dos aliados que teremos para melhorar a educação em Barra Mansa

E queremos também trabalhar o esporte como uma das áreas de incentivo ao desenvolvimento econômico de Barra Mansa. Queremos atrair eventos esportivos de grande porte regionais e nacionais para a nossa cidade. E também vamos buscar formas da prefeitura incentivar os atletas e os clubes de Barra Mansa que participam de competições esportivas.

 

PAULO CÉSAR ALVES, O PC 

Foto: Divulgação

Quando o assunto é esporte, posso afirmar que entre todos os candidatos a Prefeito de Barra Mansa, nós temos o melhor projeto para a cidade. Isso porque temos a frente do Partido Podemos a dupla do Tetra: Senador Romário e Deputado Bebeto.

Estamos prontos para realizar um projeto extraordinário de esporte na cidade de Barra Mansa, com a instalação de inúmeras escolas de futebol em diversos bairros, encaminhando os nossos talentos para brilharem mundo à fora, além de retomarmos a prática da ginástica da melhor idade.

Temos que ocupar os equipamentos públicos (Praças, quadras de escolas, etc), com atividades esportivas para todas as idades. Iremos integrar as comunidades com as escolas, abrindo todas as quadras nos finais de semana. O esporte não pode ficar relegado a último plano, como vem acontecendo na atual gestão.

Por isso irei criar a COORDENADORIA DA JUVENTUDE, que promoverá políticas públicas para os nossos jovens, entre elas, a organização dos jogos estudantis anuais de Barra Mansa. Será uma grande competição anual entre os alunos da Rede Pública de Ensino, formando assim o cidadão barra-mansense responsável, saudável e revelando talentos para o esporte. Será uma competição em diversas modalidades esportivas.

Vamos revitalizar o espaço do estádio Leão do Sul, para promover atividades esportivas não só de futebol, como também, de atletismo.

A Melhor idade voltará a ter a total atenção no nosso governo, com a volta da hidroginástica, caminhada assistida, ginástica nas praças de todos os bairros da cidade, com um profissional de educação física orientando. Destaco, também, o retorno do PASSEIO DA MELHOR IDADE, para promovermos uma melhora significativa na qualidade de vida dos nossos cidadãos.

Quando o time do Paulo Cesar Alves (PC 19), Romário e Bebeto entrar em campo, o esporte de Barra Mansa será levado à sério!

 

PETTERSON MAGNO

Foto: divulgação

 

Atualmente existe uma subsecretaria de esporte e lazer vinculada à secretaria municipal de educação. Nossa cidade não tem um ginásio público municipal, não tem parque aquático, nem mesmo quadras nos bairros e escolas. Por outro lado, temos praças públicas, parques naturais, unidades de conservação e outras áreas verdes e abertas. Também encontramos, em quase todos os locais, clubes, campos e quadras particulares que poderiam ser destinados ao atendimento da população através de parcerias.

O esporte e a prática regular de atividade física orientada por profissionais habilitados são ferramentas de prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, ajudam no combate à depressão, ansiedade, melhoram a aprendizagem e o desempenho escolar, além da notável importância social. Por isso, uma de nossas propostas é a inserção de profissionais de educação física nas UBSs e ESF para criação de programas de atividade física e esportiva que atendam diferentes faixas etárias.

Para as praças e áreas de uso comum dos bairros e distritos repensaremos o programa de adoção de praças e faremos parcerias com moradores. Já os parques e unidades de conservação serão utilizados como espaços de educação ambiental e promoção de. De imediato não vemos a necessidade de construir ginásios, piscinas e outras instalações desportivas. Pensamos na função social e na democratização do acesso aos clubes, campos e quadras particulares através de parcerias.

Precisamos melhorar e ampliar as áreas destinadas ao esporte e à recreação de todas as unidades escolares seguindo orientações do plano político pedagógico e do conselho comunitário escolar. Ainda nas escolas é importante oferecer o ensino da capoeira e de danças populares, folclóricas e de matriz africana. Com a criação do Espaço de Memória da Cultura Negra, prevista no programa de governo, ofereceremos aulas e oficinas de capoeira, dança, entre outras manifestações da cultura corporal de movimento de matriz africana, conforme demanda, fortalecendo e valorizando a cultura de matriz africana e promovendo saúde ao mesmo tempo.

 

PROFESSORA CLARICE 

Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro, que é apoiado por alguns candidatos a prefeito de Barra Mansa, acabou com o ministério dedicado à área. Tal medida já está afetando drasticamente o fomento de práticas esportivas e o surgimento de novos atletas em solo brasileiro. Jornais de todo o país, como a Folha de S. Paulo, registraram o fato.

O Esporte passou a ser um ministério em 2002, quando Lula chegou à Presidência. Antes, pertenceu a diversas outras pastas, ficando a maior parte da sua história como Secretaria da Educação. No nosso governo, iremos valorizar as práticas desportivas, para que os atletas de Barra Mansa recebam incentivos de forma que tenham condições de serem vencedores na modalidade que praticam.

Nossa gestão prevê ações voltadas para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, além de pessoas com deficiência. Garantir o acesso ao esporte também é promover cidadania, principalmente para a população das regiões com alta vulnerabilidade social.

As propostas a seguir constam no nosso plano de governo para serem implementadas com muito diálogo com todos os envolvidos e prevê:

  • Criação de praças de esporte e reformas das quadras e praças existentes, bem como a construção de ginásios poliesportivos nos bairros;
  • Apoio ao esporte amador;
  • Parceria com a Liga Barra-mansense de Desporto;
  • Criação dos jogos do funcionalismo;
  • Ampliação das Olimpíadas Especiais;
  • Implantar a Oficina de criação de brinquedos;
  • Implantar e organizar o Festival Municipal de Práticas Olímpicas (FEMPO-BM).

 

RODRIGO DRABLE

Foto: Divulgação

Eu acredito no esporte de uma forma diferente. Eu gosto de andar de bicicleta, correr e nadar. Acredito que a pessoa que consome sua energia e tempo no esporte, mantém a cabeça sã e isso dá mais longevidade aos idosos. Quem pratica, foge das drogas e também da depressão. Nós investimos em vários equipamentos esportivos. Um exemplo é o ponto final do bairro Colônia Santo Antônio. Hoje temos um belo ginásio, pista de skate e área de caminhada. Ainda na Colônia, no conjunto Cinco, fizemos o mesmo investimento. Na Praça da Vista Alegre, onde é feita a festa de 1° de maio, estamos fazendo a reurbanização e uma nova quadra. Também estamos avançando na Região Leste e nos bairros Mangueira, Jardim Redentor e São Judas Tadeu. Fizemos quadras e praças por todo o município. Valorizamos aquela área na Beira Rio, que era deteriorada e mal frequentada, transformando em uma nova área de lazer e convivência na cidade. Tem gente que brinca, falando que é a orla de Barra Mansa. Eu acredito no esporte como vetor de desenvolvimento e cultura. Quando a gente fala de futebol, a gente deve lembrar que o Barra Mansa Futebol Clube é o primeiro clube profissional do Brasil, porém não teve apoio à altura nos últimos anos. Mas eu estou ao lado do presidente e temos feito investimentos nas categorias de base. Quem for ao campo do BMFC, que é no Estádio Leão do Sul, vai se surpreender com a estrutura de treinamento que estamos montando. A gente entende que o BMFC não é apenas um time que vai a um campeonato para jogar. Vai muito além disso, faz parte da nossa cultura, dos nossos jovens. Através do clube, damos a eles a oportunidade efetiva de crescer na carreira profissional. Aqui em Barra Mansa temos exemplos de jovens que partiram para outras cidades e países para concretizar seus objetivos no ramo do esporte. E nós podemos fazer isso por outros jovens, alimentando a expectativa e o sonho de ter uma vida diferente através do esporte. No próximo mandato, teremos uma nova secretaria de esportes com uma estrutura maior, levando atividades aos bairros, apoiando o esporte amador, incentivando o profissional, realizando eventos e movimentando a cidade!

 

 

THIAGO VALÉRIO

Foto: Divulgação

Em Barra Mansa, ao longo dos últimos anos ficou evidente a precarização dos serviços de manutenção e conservação dos espaços públicos destinados ao lazer e as práticas esportivas. Além dessa precariedade da parte estrutural, observa-se também total abandono e descaso com os inúmeros barra-mansenses, que de forma isolada e por conta própria desempenham praticam alguma modalidade esportiva de competição.

De VERDADE, precisamos criar condições para recuperar o prestígio da cidade nos esportes de competição. É com esse objetivo e compromisso, que apresentamos um conjunto de propostas que vão desde a recuperação estrutural dos espaços públicos destinados, o investimento nas iniciativas de práticas esportivas de alto rendimento, e de forma imperativa e estratégica potencializar o esporte por meio da Educação. Com muito planejamento, eficiência, transparência e participação social, DE VERDADE VAMOS TRANSFORMAR O ESPORTE, garantindo o acesso de todos!

De forma prática e objetiva, vamos estruturar plano de reforma e modernização dos ginásios existentes na cidade e prever a criação de Centros de Desenvolvimento do Esporte, com um mapeamento em todo o município, visando identificar iniciativas na área esportiva, as modalidades praticadas e os níveis de desempenho.

Buscando incentivar a prática esportiva, vamos implantar um Programa Municipal de Formação Esportiva, tendo como base a utilização das escolas, instituindo um sistema de formação esportiva a partir da divisão regional da cidade, criando polos regionais em diversas modalidades esportivas e práticas corporais para diversas faixas etárias.

É importante valorizar Práticas Corporais e de Lazer com vista à promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida, e incentivar a realização de atividades esportivas nos bairros, e implementar política de valorização dos esportes radicais. Vamos reformar, ampliar e criar novos espaços de esporte e lazer, garantindo melhores condições para as práticas esportivas e lazer, incluindo as academias ao ar livre.

 

TUCA 

Foto: Divulgação

Vivemos em uma sociedade que poucas crianças e jovens tem acesso à cultura, educação, lazer e a saúde. A falta de alternativas para esta juventude leva os mesmos a buscar os caminhos relacionados as drogas e a criminalidade. O esporte, aliado as políticas públicas eficazes e transformadoras, pode ser um instrumento de inclusão social, de conscientização e promoção da cidadania. Fomentar o esporte como forma de desenvolvimento social é uma obrigação do gestor público, pois cabe ao mesmo o incentivo de projetos governamentais, com foco na formação de crianças, adolescentes, jovens e no bem-estar de nossos idosos. Temos a ideia de voltar com o futebol, com o campeonato entre os bairros de Barra Mansa, queremos valorizar os demais esportes principalmente. Dentro de nosso município temos exemplo de projeto de vôlei bem sucedido, porém sem nenhum apoio do poder público municipal. É dever do poder público dar apoio às iniciativas voltadas ao esporte amador.

 

Deixe um Comentário