Davi do Esporte retorna para seu mandato na Câmara de Resende e faz balanço de ações como secretário

0

RESENDE

Após três anos na função de Secretário de Esporte e Lazer, Davi Manuel de Jesus, conhecido como Davi do Esporte, vereador licenciado, deixou o cargo nessa semana para retornar para a Câmara de Resende. Parlamentar há três mandatos, até mesmo antes de ser eleito se dedicava em oferecer atividades esportivas para comunidades. Devido ao seu trabalho, Davi foi chamado para ser o pré-candidato a vice-prefeito de Jayme Neto.

No mandato anterior do prefeito Diogo Balieiro Diniz, Davi do Esporte foi também convidado a ser secretário, pasta que comandou por um ano. Nesse, ficaria praticamente os quatro anos, mas legalmente precisou se desincompatibilizar para concorrer a um cargo nessas eleições. Na segunda-feira, 8, já participa da sessão na câmara como vereador. Seu suplente, Henrique Lima, deixa o cargo.

Em entrevista ao A VOZ DA CIDADE, Davi ressaltou a importância do esporte na vida de crianças. “Tem um papel fundamental não apenas para formar melhor o cidadão de bem, como fazer com que as crianças não entrem no crime. Foi uma realidade que vivi. Fui atleta de judô na minha infância e depois não pude continuar porque meu pai não tinha condições de pagar, mas fui para capoeira, corrida de rua, futebol, tudo de forma gratuita. Muitos amigos que cresceram comigo ou entraram no crime, ou morreram. O esporte me livrou do caminho errado”, disse.

Por isso, sua vida foi dedicada ao esporte, seja praticando ou desenvolvendo projetos sociais em bairros de Resende e outras ações voltadas para a terceira idade. “No meu primeiro mandato como vereador direcionei minhas ações na câmara para o esporte e a melhor idade, por isso até que fui convidado a integrar a pasta no primeiro mandato do prefeito Diogo e nesse segundo”, explicou.

E as realizações dos últimos três anos foram elencadas por Davi do Esporte. Ele deixou três centros esportivos em funcionamento, uma na região do Acesso Oeste, outro na antiga Câmara de Vereadores e o último no distrito de Engenheiro Passos. Os locais oferecem 14 modalidades esportivas para crianças, adolescentes e adultos, de 7 às 22 horas. Além disso, mesmo saindo do cargo, já deixou outros três centros para serem implementados ainda neste ano. Dois funcionarão em escolas de tempo integral – no Ciep Geraldo da Cunha, em São Caetano, e na Escola Getúlio Vargas, na Grande Alegria. Outro centro será no bairro Paraíso.

CONSTRUÇÕES E REVITALIZAÇÕES

Além de projetos esportivos, Davi do Esporte ressaltou diversas construções e revitalizações de parques e quadras de Resende, mas aponta que a maior é a construção do Ecoparque, que será ao lado do Hospital Municipal Veterinário, no bairro Morada da Colina. O local será mais uma opção de lazer na cidade, com lago, pista de caminhada e ciclovia, bosques e um planejamento paisagístico.

Outra conquista que apontou foi que somente no ano passado, em 48 domingos do ano, a Secretaria de Esporte e Lazer promoveu 132 eventos em Resende. “Tivemos ainda a implantação de um calendário esportivo anual com diversas atividades espalhadas por Resende. Duas coisas que deixo ainda para serem implementadas após projeto e trabalho de articulação. A primeira é que falta apenas a liberação do Corpo de Bombeiros para que a prefeitura possa abrir vagas para 400 crianças e 400 idosos no antigo Gssan para natação e hidroginástica. A piscina está há 20 anos parada e vamos conseguir abrir para mais essa atividade gratuita do esporte. Outra ação seria a implementação da Bolsa Atleta Municipal”, informou.

A respeito da Bolsa Atleta, Davi do Esporte destacou que o ponto primordial para a implementação dos centros esportivos seria para oferecer atividades para as pessoas, a partir disso, surgem revelações, como é o caso de Thainá Lorena, do Judô, que conquistou no ano passado o Campeonato Pan-Americano no Peru. “Ela começou com a gente em 2019. E esse é outro objetivo do projeto, preparar atletas de alto rendimento, como Thainá. Temos ainda dois selecionados do Judô para uma seletiva na seleção brasileira e, nesses casos, essa bolsa é fundamental para descobrimos novos talentos”, apontou.

Davi estima que em Resende cinco mil pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos sejam beneficiados com ações da Secretaria de Esporte e Lazer.

Deixe um Comentário