Criar um calendário da organização contribui para manter a casa em ordem

0

BRASÍLIA

Criar uma rotina doméstica para manter tudo em ordem no dia a dia da casa pode evitar momentos de estresse e melhorar as relações entre as pessoas que compartilham um lar.  Se você é louca por organização, ou acha que está precisando de uma ajudinha para dar um jeito na bagunça do dia a dia, atenção às dicas abaixo para estabelecer uma rotina doméstica.

Observar os hábitos da casa

Não existe fórmula pronta, cada casa tem um funcionamento diferente. Por isso, antes de criar uma rotina, é importante observar como funciona a sua casa e quais as características dela. Qual o tamanho e a quantidade de cômodos, quantas pessoas moram nela, qual o perfil dessas pessoas, se tem criança, idoso, pet, quais são os hábitos alimentares e os horários.

Planejar

Assim que você entender como a casa funciona, tire um tempo para fazer o planejamento das demandas de organização e limpeza. Vale mais a pena gastar meia hora para planejar do que ir realizando as tarefas por demanda.

Criar um calendário das tarefas

De acordo com os hábitos analisados anteriormente, pode-se entender quais tarefas devem ser feitas diariamente, semanalmente, quinzenalmente, mensalmente e a cada seis meses.

Diariamente: Arrumar a cama, organizar a roupa (separar o que vai para lavar e o que deve ser guardado), limpar banheiro (limpeza rápida de vaso e pia), lavar louça, cuidar das refeições. Semanalmente: Limpar janelas e vidros, dar faxina na casa (aspirar o chão, aspirar cortinas e limpar superfícies), limpar banheiro, trocar roupa de cama e toalhas lavar roupa (esta depende bastante de qual o fluxo de roupas da casa). Quinzenalmente: Limpar filtro do ar condicionado e ventilador de teto (quando estão em uso intenso), limpar forno e micro-ondas, limpar geladeira (pode ser mensal). Mensalmente: Limpar armários de despensa (o aconselhado é que essa tarefa seja feita toda vez que você fizer compras no mercado), limpar maçanetas, portais, espelhos de interruptor, limpar estantes com muitos livros e objetos, limpar armários de roupa* (em lugares com muita umidade, tirar todas as roupas, passar um pano úmido com vinagre, deixar secar, e guardar de volta) – essa tarefa pode ser feita a cada três meses
*caso o armário seja aberto, essa limpeza precisa ser feita semanalmente. Semestralmente: Limpar acessórios de prata, Fazer uma revisão nos armários de roupas, sapatos e acessórios, rever o que usa, o que não usa, o que pode ser guardado para liberar espaço, o que precisa de reparos, o que pode ser doado.

Dividir as tarefas é essencial

Em uma casa onde mora mais de uma pessoa, a responsabilidade com os cuidados não deve ser de apenas uma pessoa. As tarefas devem ser divididas entre todos os moradores, independente de gênero ou idade. Todos precisam participar da manutenção da casa. Isso gera interação e cooperatividade entre a família, além de sensação de pertencimento, fazendo com que cada um entenda a importância das tarefas. Inclua até as crianças, dentro das limitações delas.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !