Cresce número de multas por estacionar indevidamente em vagas para deficientes físicos

1

A aplicação de multas para quem estaciona indevidamente em vagas destinadas a deficientes físicos já cresceu 70% comparado ao ano todo de 2017. Já as atuações feitas para as vagas de idosos diminuíram 67% em comparação com o mesmo período. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, no ano passado foram aplicadas 159 multas para quem estacionou nas vagas de deficientes sem a credencial, e de janeiro de 2018 até outubro, cerca de 230 multas já foram notificadas. Com relação às vagas de idosos, no ano passado foram 364 atuações, e 122 até o momento. O município oferece 64 vagas destinadas às pessoas com deficiência e 40 vagas para idosos.

Não é difícil presenciar flagrantes nas ruas, onde um carro sem identificação ocupa uma vaga especial. A notificação para quem ocupa uma vaga preferencial, sem credencial, rende multa gravíssima de R$ 293,47, além de perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ainda tem a medida administrativa da remoção do veículo e a constatação da multa é possível sem abordagem, ou seja, não é necessário o condutor e ou proprietário do veículo estar presente para sofrer a autuação e ter o veículo removido.

De acordo com o morador do bairro Vila Coringa, Marcel Ângelo Saraiva de Almeida, de 44 anos, após contrair poliomielite, precisa de muletas para se locomover. Ele conta que já passou por diversos transtornos ao tentar achar uma vaga a qual ele teria direito. Segundo ele, as vagas preferenciais menos respeitadas estão no Centro. “Nos locais onde existem bares, como na Avenida Dário Aragão, a situação é pior. As pessoas param o carro para irem se divertir, e acabam limitando o nosso direito”, disse, afirmando que faltam respeito e fiscalização nesses lugares.

Segundo um aposentado, de 69 anos, que não quis se identificar, morador de Volta Redonda, mas ainda é um motorista ativo e sempre está em Barra Mansa, afirma que as vagas para idosos são pouquíssimas, e aquelas que existem não são respeitadas. “Quase ninguém respeita, eles não deixam a vaga disponível para a gente. Eu sou de idade e já fiz muito por essa cidade, as pessoas deveriam ter mais consideração com a terceira idade”, lamentou.

Segundo explica Joel Valcir, estacionar ou parar nas vagas preferenciais é estritamente proibido, e ainda de acordo com ele, existe uma ordem interna para que as vagas sejam monitoradas 24 horas, até mesmo nos feriados e fins de semana. “Mesmo quando o condutor para na vaga e se mantém dentro do carro com o pisca alerta ligado, pode ser notificado”, disse, completando que, a negligência e desconhecimento da importância de se respeitar essa lei causam um grande desconforto e tumulto para aqueles que precisam realmente da vaga. “Essa preferência existe porque pessoas necessitam. É uma questão humanitária e, por isso, o cidadão tem que tomar consciência”, disse.

COMO DENUNCIAR

O telefone para a realização de denúncias, em caso do descumprimento da lei pode ser feito pelo telefone 153 ou 3328-9643. A ligação é gratuita e o atendimento é feito 24 horas.

CREDENCIAL

Para estacionar nas vagas preferenciais, é necessário o cartão especial que deve ficar no painel do carro. Para obter a credencial de idoso, o interessado precisa comparecer ao órgão executivo de trânsito do seu município munido dos seus documentos pessoais. A idade exigida é superior a 60 anos. Para o deficiente, a pessoa interessada deverá comparecer ao órgão executivo de trânsito da sua cidade munido dos seus documentos pessoais e nesse caso portando os laudos que comprovem a sua necessidade. Para ambos os casos é necessário o comprovante de residência. Para mais informações basta entrar em contato pelo telefone (24) 3322-7817.

1 comentário

Deixe um Comentário