Como prevenir as perdas nos negócios no período de fim de ano

0

BARRA MANSA

O período das festas de fim de ano é um dos mais esperados pelas empresas, em especial o comércio varejista, pois é a época do ano com maior volume de vendas e faturamento.

Porém, junto à possibilidade de aumento da rentabilidade, pelo acréscimo das vendas, surgem também as perdas financeiras. Isso porque devido a maior movimentação monetária nas lojas, estas ficam vulneráveis a assaltos, arrombamentos, avarias de mercadorias e furtos internos e externos.

As perdas das empresas na temporada de festas podem comprometer até 5% do faturamento total//Divulgação

No entanto, esses não são os únicos aspectos que levam a perdas, outros fatores contribuem para os prejuízos, como:

  • falhas administrativas, como o erro no registro de entrada de mercadorias;
  • registros de estoque desatualizados, que geram falta de produtos disponíveis ao cliente, como também o vencimento de mercadorias;
  • perda de crediário, a partir de golpes financeiros;
  • mensagens fraudulentas na internet, que comprometem a imagem da empresas, entre outros.

De acordo com o economista Manoel José, no caso de um negócio que ainda não possua processos administrativos estruturados as perdas ocasionadas no período de festas podem chegar a comprometer até 5% do faturamento do empreendimento. “Se pensarmos em um negócio que fatura R$ 300 mil reais neste período, as perdas podem chegar ao valor de R$ 15 mil reais. Um valor financeiro expressivo, que pode vir a ocasionar grandes dificuldades em empreendimentos de micro, pequeno e médio porte”, destaca.

Neste sentido, para minimizar as perdas, as empresas necessitam de profissionais que tenham conhecimentos e habilidades técnicas para aplicar metodologias de prevenção de perdas. Assim, este colaborador precisa ser capacitado para realizar uma auditoria de processos dos negócios, de forma a avaliar se  estão ocorrendo de forma assertiva e, em caso negativo, desenvolver soluções práticas para a correção.

Neste caso, segundo Manoel José, o profissional precisa de adquirir aperfeiçoamento em técnicas de prevenção de perdas.

Como se tornar um profissional qualificado na prevenção de perdas

Se você tem interesse em desenvolver as competências necessárias para atuar na prevenção de perdas nas empresas, a melhor oportunidade é o curso livre de Prevenção de Perdas oferecido pelo UBM – Centro Universitário de Barra Mansa.

Caso você esteja preocupado com a questão do tempo e como vai encaixar os estudos em sua rotina diária, não se desespere!  As aulas são ministradas aos sábados, no período da tarde, com duração total de 20 horas.

Durante o curso livre de Prevenção de Perdas, o aluno irá desenvolver competências de impacto imediato em sua carreira profissional. Com os conhecimentos metodológicos, será capaz de potencializar a sua visão macro dos empreendimentos e adquirir as competências de um profissional completo, com perfil estratégico e habilidades práticas e intelectuais, que vão contribuir para o aumento da rentabilidade da empresa. Dessa forma, você será um funcionário que atende às demandas do mercado e dos empresários.

Para alcançar este perfil de excelência profissional, o aluno será capacitado a partir de dois processos metodológicos essenciais para os negócios, são eles:

  • Ishikawa, popularmente conhecido como Espinha de Peixe, utilizada no processo de construção de estratégias;
  • Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act) – em português Planejar, Fazer, Checar e Agir- responsável por auxiliar na execução do planejamento estratégico.

O programa do curso será desenvolvido pelo professor Manoel José, que possui experiência de mais de 20 anos de atuação no setor de varejo, além de ser conselheiro da Abrappe/RJ (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas).

O curso tem como público-alvo estudantes que buscam certificação para impulsionar o currículo profissional, bem como profissionais do setor empresarial, como gerentes de varejo, empreendedores, proprietários de comércios, profissionais de prevenção de perdas e segurança patrimonial que buscam aperfeiçoamento, recolocação e ascensão profissional no mercado de trabalho.

As aulas do curso livre de Prevenção de Perdas têm inicio previsto para maio de 2020 e as inscrições já estão abertas no site do UBM. Esta é a sua oportunidade de se capacitar em um curto espaço de tempo e estar preparado para atuar na prevenção de perdas e no aumento da rentabilidade das empresas. Faça a sua inscrição!

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !