Como está sua postura durante o home-office?

0

SUL FLUMINENSE

Desde que a pandemia de coronavírus foi anunciada, diversas medidas de segurança foram anunciadas, uma delas foi o home-office. Essa foi à solução encontrada por muitas empresas para dar continuidade aos negócios, enquanto preservam a saúde dos funcionários e evitam a disseminação do Covid-19.

Se o trabalhador estava acostumado com o ambiente confortável do escritório, rapidamente teve que arranjar um lugar para trabalhar em casa. Mesa, cadeira e iluminação adequados: nem todo mundo tem e a primeira a sofrer é a sua coluna. Além da coluna, dores de cabeça, ombros, pescoço, lombar, podem deixá-lo ainda mais cansado, além de toda ansiedade e estresse que os tempos de pandemia têm gerado.

A coordenadora do curso de Fisioterapia da Estácio Volta Redonda, Ana Fraga, orienta que a alguns cuidados são necessários para evitar dores e lesões causadas pela má postura ao trabalhar em casa. Os resultados de uma posição inadequada podem ser observados logo no início da jornada.  “Trabalhar em casa pode se tornar complicado. A mesa que temos em casa é para refeições, não para trabalho, as cadeiras não são anatômicas. Os vícios de postura também precisam ser analisados e corrigidos. Nada de ficar sentado em cima de uma das pernas, utilizar o braço do sofá para trabalhar, ou ficar de cabeça baixa por conta do notebook. É preciso fazer adaptações para que a coluna e outras partes do corpo não sejam comprometidas”, destaca.

Ana destaca que durante a jornada de trabalho é preciso respirar corretamente, alongar, caminhar e principalmente, beber água. “Problemas posturais podem ocasionar dores e contraturas musculares ou até mesmo doenças futuras como hiperlordose, escoliose, hipercifose e retificação da cervical e/ou da coluna. Uma escoliose, por exemplo, pode ocasionar problemas pulmonares. Além de desvios de coluna, pode ocorrer também a sobrecarga dos discos, aumentando as chances de surgimento de hérnias de disco, principalmente nas regiões lombar e cervical”, outra dica importante é: se está no celular e precisa tomar notas, por exemplo, use fone de ouvidos ou a função viva voz. Ficar com o telefone preso no pescoço é prejudicial.

COMO SE ADAPTAR?

A postura ideal é colocar as pernas paralelas à cadeira – flexionar os joelhos em um ângulo de 90 graus e apoiar bem ambos os pés no chão; Os braços devem ficar ao lado do corpo, com ombros e pescoços relaxados (os antebraços devem fazer um ângulo de 90 graus); A tela do computador e/ou notebook deve ficar na altura dos olhos, possibilitando uma boa visão sem a necessidade de projetar o pescoço para frente. A distância da tela deve ser de aproximadamente um braço do seu corpo, já sentado; Evite inclinar o pescoço e/ou aproximá-lo ao peito, pois essas posições podem gerar tensões nos ombros e nas costas; Ajuste o encosto da cadeira na região lombar com o objetivo de manter o tronco ereto; Adapte um mouse e teclado, para o caso de notebooks.

Alongar e respirar

A fisioterapeuta destaca que os alongamentos são importantes. Inicie-o até sentir certa tensão, fique cerca de 20 segundos em cada posição, relaxe um pouco voltando novamente à posição inicial. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves. A respiração é fundamental. Quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda. “Se você trabalha muito tempo digitando, é importante alongar as articulações dos dedos também. As articulações precisam ser lubrificadas através do alongamento”, destaca.

 

 

 

Deixe um Comentário