Comitiva de Barra Mansa se reúne com vice-presidente da República

0

BARRA MANSA/BRASÍLIA

Uma comitiva de Barra Mansa se reuniu no sábado, 16, em Brasília, com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que é também ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O encontro foi intermediado pelo vereador Daniel Maciel, que levou o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril (Aciap), Matheus Gattás; e o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa, Bruno Paciello.

Eles trataram sobre três pontos primordiais: redução da velocidade que os trens estão passando na parte urbana de Barra Mansa; a reativação da malha ferroviária que liga Barra Mansa a Angra dos Reis; e recursos para o Condomínio Industrial. O resultado é que o vice-presidente intermediará soluções para os pedidos. “Vamos encaminhar as demandas ao ministro dos Transportes, Renan Filho a respeito da velocidade e também a proposta de reativar a linha que começa em Lavras (MG), passa em Barra Mansa e segue até Angra dos Reis. Barra Mansa tem uma localização privilegiada, com a Dutra, sistema de gás, ferrovia, Rio Paraíba do Sul, próximo de aeroportos e portos”, apontou Alckimin.

O vereador Daniel Maciel contou que tem todo mês uma agenda com o vice-presidente da República, com foco no desenvolvimento de Barra Mansa e região. “Dessa vez levei o presidente da Aciap-BM e o presidente da Companhia de Desenvolvimento. Alckmin já acionará o ministro dos Transportes e teremos uma reunião com ele. Aproveitei ainda para pedir emendas para Barra Mansa e ele já garantiu para a área da saúde e também teremos projetos esportivos na nossa cidade”, contou, lembrando que foi seu pedido ao vice-governador que incluiu o pátio de manobras na lista das obras primordiais de 100 dias do governo feral. Ele também já conquistou com o vice a expansão no horário de atendimentos em alguns postos de saúde da cidade e agora a luta é para que o atendimento possa ocorrer em locais pontuais também aos sábados. “Isso demanda verba para funcionamento e o vice-presidente tem ajudado nessas liberações”, destacou.

A Aciap-BM solicitou duas das pautas do encontro: a redução da velocidade dos trens e a reativação da linha até Angra. “Barra Mansa é uma cidade que cresceu às margens da ferrovia e as pessoas transitam a todo momento pelas passagens de níveis. Com o aumento da velocidade para 60 km/h muitos acidentes ocorreram. A Aciap conseguiu que fossem implementadas cancelas melhores e maiores, mas não é suficiente para evitar o risco para a população. Por isso pedimos que o vice-presidente intervenha”, apontou Matheus Gattás.

A respeito da reativação da linha de Barra Mansa a Angra, a pauta foi iniciada pela Aciap-BM há alguns meses, com representantes das cidades e de Lavras, em Minas Gerais. A pauta levada a Geraldo Alckmin é mais um desdobramento e Gattás está confiante que possa acontecer. “Isso viabilizaria a vinda de empresas de diversos setores para a cidade e região. Conseguiríamos ligar toda a produção com o mundo. Levar ao porto de Angra para exportação e também como forma de ligação para outros portos. E além, viabilizaria também outro sonho antigo que é o transporte em trilhos para Angra de pessoas. O transporte de carga consegue subsidiar isso”, esclareceu.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa, Bruno Paciello, também avaliou positivamente a reunião. “Foi uma reunião especial, de aproximação junto ao governo federal, em que discutimos pautas relacionadas ao desenvolvimento econômico. Pude atualizar o presidente sobre como Barra Mansa vem se preparando e profissionalizando para receber grandes indústrias criando o seu primeiro condomínio industrial. E o presidente passou um panorama de desenvolvimento mundial e nacional para que nesse exercício pudéssemos achar o melhor para cidade e região”, destacou Paciello.

 

 

Deixe um Comentário