Comandante apresenta balanço do 37° BPM que aponta queda na criminalidade

0

AGULHAS NEGRAS

Um balanço apresentado nesta semana pela equipe do 37° Batalhão de Polícia Militar (BPM) mostrou uma queda significativa na criminalidade nas áreas de atuação da unidade – responsável pela segurança de Resende (onde fica sua sede), Itatiaia, Porto Real e Quatis. O batalhão hoje é comandado pela tenente-coronel Andréia Ferreira da Silva Campos, que está a frente do 37° BPM desde 2 de agosto deste ano. Ela falou com exclusividade ao jornal A VOZ DA CIDADE sobre a diminuição, dando destaque aos crimes como furto, roubo, homicídio doloso e tentativa de homicídio.

Um dos fatores, segundo ela, é a participação da população, que inclusive nesta semana resultou na prisão de dois suspeitos de assaltarem uma padaria. Na ocasião, um dos supostos envolvidos acabou morrendo.

Segundo a comandante, as estatísticas são comparativos dos meses de outubro dos anos de 2018 e 2019. As quedas referentes a roubos de rua são de menos 66,7%; comercial, menos 50%; aparelho celular, menos 83% e veículo, menos 50%. Já sobre os casos de furto, teve uma diminuição de menos 92,9% nos furtos de veículo e menos 33,3% nos números de furtos de bicicletas. Outro dado, comparativo ao mesmo mês, é a queda relacionada ao homicídio doloso, sendo ela de menos 62,5% e menos 16,7%, referente a tentativa de homicídio.

Um dos principais fatores que podem contribuir para a diminuição nos números, segundo a tenente-coronel Andréia, é o apoio da população. “É fundamental a denúncia, pois através delas conseguimos a localização de muitos criminosos e conseguimos impedir que novos delitos aconteçam. Além disso, conseguimos também localizar o endereço de muitos traficantes e chegamos até os seus esconderijos com entorpecentes”, disse.

A comandante também atribuiu ao fato, o dinamismo de sua equipe. Ela explica que diariamente seus policiais são empregados nas ruas após um aparato de planejamento, atendendo as necessidades de cada bairro ou município.

MANCHA NEGRA?

Questionada sobre qual dos municípios da área do 37ª BPM é necessário mais atenção, em termos de segurança, ela explica que a proteção é feita de forma igual, mas a empregabilidade de militares em Resende é maior por uma questão geográfica, populacional e comercial – além do número de universidades.

INCURSÕES

O batalhão hoje conta com 350 policiais para atender os quatro municípios e só este ano, já recebeu do Governo do Estado do Rio de Janeiro 28 viaturas, com previsão dá chegada de mais (em data ainda não confirmada). Diariamente, são realizadas operações em todas as cidades, com abordagens de veículos e incursões pelos bairros, sendo a maioria encaminhada por denúncias anônimas.

Quem tiver informações sobre a localização do quarto envolvido, pode informar, de forma anônima, para a Polícia Militar. O telefone para contato é (24) 9 9826-8918. Neste contato também é possível mandar mensagem por meio de WhatsApp.

Dois dos suspeitos envolvidos já eram conhecidos por crimes semelhantes na cidade – Reprodução

DOIS PRESOS E UM MORTO APÓS ASSALTO A PADARIA EM RESENDE

Para citar a importância da participação da população para a localização de criminosos, a tenente-coronel Andréia Ferreira citou uma ação da equipe terça-feira, dia 5, que resultou na prisão de dois suspeitos de assaltarem uma padaria no bairro Jardim Brasília. Na ocasião, um dos suspeitos acabou morrendo.

No total, segundo a PM, quatro criminosos roubaram o estabelecimento e empreenderam fuga pelo Cemitério Municipal. Os militares montaram cerco e pegaram dois deles. Os bens levados do estabelecimento (cuja quantia não foi divulgada) foram recuperados e a dupla foi encaminhada para a 89ª Delegacia de Polícia (DP). Ambos permaneceram presos.

Baseados em denúncias de moradores, os policiais tomaram conhecimento de um terceiro elemento escondido próximo a covas ainda no cemitério. Ele, com o retorno da equipe, atirou contra os agentes, que revidaram. Ele acabou não resistindo e veio a óbito ainda no local. O suspeito morto teve o corpo removido para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade e o caso segue em investigação.

O quarto bandido envolvido no assalto, fugiu, mas já foi identificado e os policiais estão a sua procura.

Deixe um Comentário