Clínica de Castração de animais começa a funcionar no início de 2020

0

Barra Mansa

O ano de 2020 chega com novidades na área da Saúde com a inauguração da Clínica Municipal de Castração e Atendimento a Animais que acontece em janeiro. A meta da prefeitura é reduzir a população de cães e gatos nas ruas, além de ofertar atendimento médico veterinário gratuito aos animais.

De acordo com o secretário de Saúde Sérgio Gomes, a Clínica funcionará no Centro de Lazer Feliz da Vida, no bairro Santa Rosa. “Estamos com 90% das obras concluídas e nossa expectativa é terminar os serviços até o fim deste mês. Enquanto isto, aguardamos a chegada dos equipamentos necessários para a realização dos procedimentos de castração e atendimento aos animais de pequeno porte”, detalha Sérgio Gomes.

INFORMATIZAÇÃO

Outra novidade na área da Saúde se refere à informatização de todos os Programas Saúde da Família (PSFs). De acordo com Sérgio Gomes, o Ministério da Saúde vem atuando para que todos os municípios executem a informatização. Barra Mansa pactuou que até o fim deste ano executaria o procedimento em 50% dos PSFs. “Fomos além, e até janeiro vamos atuar para que seja possível armazenar o histórico clínico dos pacientes, como exames, medicamentos e internações, por dez, 20 anos. Isso significa melhoria no atendimento e economia aos cofres públicos, pois evita a repetibilidade de exames e medicamentos”, destacou.

Gomes ainda disse que a partir de agosto do ano que vem, o Ministério da Saúde vai remunerar os municípios a partir da avaliação de 21 itens do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção (PMAQ). Atualmente, a avaliação acontece sobre sete itens. “Os hospitais de excelência, como o Samaritano, no Rio de Janeiro, tem em torno de 80% de satisfação da população. Os outros 20% ficam por conta de alguma reclamação pontual dos pacientes. Em Barra Mansa, a avaliação do Ministério da Saúde, que acontece sistematicamente a cada quatro meses, é realizada sobre as Unidades Básicas de Saúde, onde são prestados os serviços de Atenção Básica. Temos uma avaliação positiva da ordem de 80%”, cita, acrescentando que o município é o mais bem avaliado entre as cidades do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, houve troca de mobiliários, equipamentos médicos e climatização dos 40 PSFs do município.

 

 

Deixe um Comentário