Cidades da região contam com núcleos do Projeto Transformando Vidas

0

SUL FLUMINENSE

Uma iniciativa para transformar vidas. Assim nasceu o projeto  Transformando Vidas, que oferta gratuitamente aulas de ginástica, dança e treinamento funcional para jovens e adultos em nove municípios do Estado do Rio de Janeiro.

A gestão dos núcleos fica a cargo da Associação Beneficente Bem Viver (ABBV), referência na área social há 17 anos, com atendimentos voluntários à população em diversas áreas como social, educação, saúde, esporte e cultura.

Com investimento anual de R$ 169 mil, custeado por emenda impositiva do deputado federal Luiz Lima, via Governo Federal com realização pelo Ministério do Esporte, os polos do projeto já estão em funcionamento nas cidades de Resende, Volta Redonda, Nova Friburgo, Carmo, Sapucaia, Nova Iguaçu, Campo Grande, Mendes e Rio das Ostras. Cada núcleo possui a capacidade para atender até 180 alunos, divididos em até seis turmas.

Segundo a presidente da Associação Beneficente Bem Viver (ABBV), Ari Alves, o projeto surgiu a partir da necessidade de ofertar para pessoas de classe social mais carente uma opção para a prática de exercícios físicos que fosse abrangente, inclusiva e agregasse os alunos e suas especificidades na mesma turma. “Nosso objetivo era criar um ambiente acolhedor para todos os alunos. Temos grupos com adolescentes, adultos e idosos de 70, 80 anos, que praticam a mesma aula. Claro, respeitando o ritmo e o tempo de cada um. É uma forma socializar e integrar pessoas que ficavam, muitas vezes, em casa e sem companhia”, disse a presidente da entidade.

Ela acrescentou que o projeto visa desenvolver o lado psicofísico-social de cada um dos alunos. “Buscamos o desenvolvimento psicofísico-social dos nossos alunos, priorizando a inclusão social. Temos professores qualificados, que desenvolvem as aulas para serem praticadas por todos os alunos, sempre respeitando o ritmo de cada um. Assim, todos participam e se sentem motivados em seguir participando do projeto. Ninguém é excluído. Pelo contrário, nós reforçamos sempre que a variedade que temos nos polos é o que faz o projeto ser tão especial” concluiu Ari Alves.

Como participar

Para quem estiver interessado, os polos estão com inscrições abertas para as aulas de dança, ginástica e treinamento funcional. Em todos os polos os alunos têm acesso ao material esportivo para a realização das atividades. Eles recebem camisa do projeto e fazem a medição corporal para acompanhamento profissional. As inscrições podem ser feitas através do site https://transformandovidasbr.com.br.

Núcleos na região

– Volta Redonda: o núcleo está localizado na Praça Esportiva do bairro

Belo Horizonte;

– Resende, as aulas são realizadas na quadra esportiva do Parque

Julieta Botelho, conhecido como Parque Tobogã;

– Mendes, as atividades acontecem na Quadra Municipal Sabino Catete, no Centro.

Deixe um Comentário