Cidade de Paraty se prepara para IX Folia Gastronômica

0

A cidade se prepara para a nona edição da Folia Gastronômica, que acontece entre sexta e domingo, dias 10 a 12, em vários pontos do município. Com a co-realização do Sesc Paraty, o evento pretende agregar a programação, teatro, música e oficinas. Diversos convidados poderão trocar experiências do universo gastronômico de outros lugares, proporcionando um momento de importantes intercâmbios entre os profissionais e para o público.

A IX Folia Gastronômica está focada no universo paratiense e coloca a cidade como referência, rica nas bases e valores locais. Paraty tem uma longa trajetória na valorização da sua cultura alimentar e ganhou no último mês o título de Cidade Criativa pela gastronomia. Com esta chancela da Unesco, assume compromissos em todos os níveis da cadeia que move a gastronomia local.

Essa ação integra um novo movimento cultural enquanto preserva ofícios tradicionais e gera empregos qualificados para seus jovens com incentivo a circuitos gastronômicos criativos que se fortalecem como referência em turismo cultural para explorar os novos caminhos de base comunitária.

A IX Folia Gastronômica de Paraty conta com diversas parcerias como a da Coordenação de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Paraty que organizou a programação para a criançada, com oficinas, receitas e brincadeiras, ou de entidades organizadas como Polo Gastronômico, Economia Solidária, Ceramistas, Associação dos Produtores de Cachaça, que vão garantir e aquecer Paraty durante o fim de semana do evento.

Nos restaurantes, pratos especiais serão servidos por até R$ 39,90 e no Largo de Santa Rita, um espaço gastronômico será criado, com comidas, artesanato, música e aulas show. Além disso, a programação vai rodar a cidade com opções na Casa da Cultura, Forte Defensor Perpétuo e Fazenda Bananal. E uma boa novidade é que os eventos são todos gratuitos, sendo necessário apenas fazer uma pré-inscrição.

Programação

A programação completa e mais detalhes dobre o evento podem ser obtidos através do site: http://foliagastronomica.com.br/2017/. Dúvidas também podem ser esclarecidas através dos telefones: (24) 3371-4516 e 3371-8415.

CIDADES CRIATIVAS

No dia 31 de outubro, a cidade foi incluída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na lista da Rede das Cidades Criativas. Criada em 2004, a lista conta com 180 cidades em 72 países diferentes homenageadas pelas habilidades de criação de seus povos. A Rede engloba sete áreas temáticas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Filme, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música. Essa rede tem como objetivo promover a cooperação internacional entre cidades comprometidas em investir na criatividade como uma propulsão para o desenvolvimento urbano sustentável, a inclusão social e aumento da influência da cultura no mundo.

error: Conteúdo protegido !