Chuva provoca estragos e causa vários transtornos em Resende e Itatiaia

0

RESENDE/ITATIAIA
O forte temporal que atingiu a região no final da noite de sexta-feira, dia 4, e a madrugada deste sábado, 5, causou alagamentos e deslizamentos de terra nos dois municípios.
Em Resende, com o transbordamento do Rio Sesmaria ficaram parcialmente alagadas as ruas José Geraldo Coutinho, Rodolfo Pellini Filho, Joaquim de Azevedo Carneiro Maia, Itamar Boop, Vereador Richard Rocha de Andrade e Avenida Sesmaria no Parque Ipiranga. Nenhuma residência foi atingida. Já no bairro Toyota, na Rua 6, 25 ruas foram alagadas, mas água já foi drenada. No bairro Jardim Primavera II, a Rua das Arapongas, também alagou. Já no Jardim Aliança, foram afetadas as Avenidas A e B, mas a situação também já foi normalizada. Também houve queda de barreiras na estrada do Limeira, que liga Resende a Formoso (SP), e na Boca do Leão. Máquinas da Prefeitura estão no local realizando a retirada.
A informação da Defesa Civil é de que o volume de chuva registrado nesse período foi de 52 milímetros em duas horas. Nenhum imóvel foi afetado. Às 23h30minde sexta-feira, o nível do Rio Sesmaria começou a subir, a 1h18min o nível chegou a 3,50m e às 2 horas, ocorreu o transbordamento.
ALAGAMENTOS
Já em Itatiaia, a equipe da Defesa Civil, ligada à Secretaria de Ordem Pública, está atendendo e monitorando, desde a noite de sexta-feira, ocorrências e estragos causados pela forte chuva que atingiu o município. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Valdair do Nascimento, choveu 101 mm em pouco mais de uma hora. Foram registrados alagamentos nos bairros Campo Alegre, Centro, Jardim Itatiaia e localidades de Penedo.
Houve ainda queda de um muro na Rua João Ramos, entre a Vila Magnólia e Vila Maia e ainda um deslizamento de terra na Rua Juliana Campos Neves, no bairro Vila Esperança. Uma moradora do bairro Vila Niterói, ficou desalojada e está na casa de familiares. “Estamos na rua e nossas equipes estão de plantão para atender a população. A previsão é de mais chuva então pedimos aos moradores que a qualquer sinal de perigo, entrem em contato com a Defesa Civil”, relatou Valdair.
O coordenador de Defesa Civil orienta que a qualquer sinal de perigo as pessoas mantenham a calma e busquem ajuda da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros. Outra dica fundamental é que em caso de chuvas fortes, acompanhada de raios, os moradores desliguem imediatamente os aparelhos eletrônicos das tomadas para evitar curtos-circuitos.
O coordenador frisa ainda que é importante que todos fiquem atentos ao nível da água e não se arrisquem a atravessar a pé ou com carro em ruas ou em áreas de inundação ou alagadas. Também é importante evitar as cachoeiras, pois a instabilidade do tempo favorece o risco de cabeça d’água.
O monitoramento das ocorrências relacionadas a chuvas no município tem sido constante, entretanto, em caso de emergências a população poderá acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 3352-6752.

Deixe um Comentário