Chuva e rajada de ventos causam transtornos em Resende

0

RESENDE

A chuva forte acompanhada de rajadas de ventos causaram transtornos no final da tarde de quarta-feira, dia 10, no município. O temporal provocou a queda de árvores em alguns bairros, principalmente, na região Central da cidade. De acordo com a Defesa Civil do município, em 38 minutos choveu 39 milímetros e as rajadas de vento atingiram 61,5 km/h, bem acima do que era previsto para o dia. As ocorrências aconteceram nos bairros Jardim Jalisco, Manejo e Nova Liberdade.

Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras realizaram os serviços para remoção das árvores na região Central de Resende-Divulgação Defesa Civil

Segundo o diretor da Defesa Civil do município, Flávio Germano da Silva, uma árvore caiu e atingiu parcialmente o telhado de uma residência, na Rua Hércules Nogueira, no bairro Liberdade.  Já a Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, no bairro Jardim Jalisco, ficou parcialmente obstruída devido à queda de uma árvore. Equipe da Defesa Civil e da Secretaria de Obras fizeram a limpeza da pista e liberou o tráfego de veículos. A rajada de vento soltou a lona da estrutura de um palco, que está montado em frente ao Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco. Na Avenida General Afonseca, uma árvore caiu e interditou parte da via. A Defesa Civil realizou a intervenção com uso de motosserra, liberando totalmente avenida e fluxo para veículos foi normalizado. Já na Rua Alfredo Botelho, no bairro Manejo, uma casa ficou parcialmente destelhada. Apesar dos transtornos, não houve feridos e pessoas desalojadas e desabrigadas.

Lona da estrutura de um palco se desprendeu com a ventania – Divulgação Defesa Civil

“Por volta das 16 horas fomos surpreendidos com uma forte chuva e rajada de ventos. A chuva foi mais localizada na região Central de Resende causando queda de árvores, destelhamento parcial de uma casa e lona de um palco se desprendeu. O acumulado de chuva nesta região foi de 80 mm a tarde e à noite, sendo que no período da tarde foi de 39 mm”, informou Flávio Germano. Ele contou que o temporal seguido de rajadas de ventos não era o esperado. “A previsão não é precisão. A Defesa Civil de Resende já entra em estado de alerta desde do dia 1º de novembro até o dia 31 de março sabendo desta possibilidade de impacto por causa do período do ano. Na quarta-feira estávamos com uma previsão de 10 mm de chuva e ventos com velocidade de no máximo de 11 km/por hora. E fomos surpreendidos. Por estarmos preparados, respondemos todos os atendimentos e a cidade voltou a normalidade nesta quinta-feira”, disse o diretor.

A Defesa Civil lembra que a população pode entrar em contato pelo telefone 199.

Deixe um Comentário