Centro do Idoso de Barra Mansa oferece atendimento psicológico online e gratuito durante a pandemia

0
BARRA MANSA

A pandemia do novo coronavírus impôs diversas mudanças comportamentais em todo o mundo. As medidas, implementadas a partir de março, incluiu o isolamento social para a população com 60 anos de idade ou mais, o que tem impactado na saúde mental de diversas pessoas.

Em Barra Mansa, a situação não é diferente. O Centro do idoso do Ano Bom, equipamento municipal especializado no atendimento médico e social desse público, é um dos balizadores do cenário vivido no momento.

De acordo com o coordenador da instituição, Jessé Luiz Mendes de Oliveira Trindade, os riscos de contágio colocaram, forçosa e necessariamente, os idosos em casa. “É uma medida de proteção e cuidado, mas que está afetando o estado psicológico especialmente da população mais velha. Para tornar a situação mais amena, o Centro do Idoso disponibilizou atendimento psicológico online ou por telefone a fim de oferecer suporte emocional aos assistidos pelo órgão”, explicou.

Os serviços são realizados por três psicólogas credenciadas junto ao Conselho Regional de Psicologia, que se revezam no atendimento. O agendamento é feito por meio do telefone (24) 3328-6516. “O tempo médio de espera para as consultas psicólogas online é de três dias. Os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas”.

Jessé Luiz detalhou que a pandemia também reduziu o número de consultas presenciais nas mais diversas especialidades e momentaneamente paralisou as atividades sociais promovidas pelo Centro do Idoso. “Por medidas de prevenção, mantivemos apenas as consultas de urgência”.

Paralelamente, o Centro do Idoso está realizando a campanha #fiqueemcasafiqueseguro. Como desdobramento da iniciativa, os idosos enviam fotos retratando o dia a dia em suas casas. As imagens são exibidas no painel televisivo da instituição.

 

error: Conteúdo protegido !