Porto Real amplia espaço do Centro de Triagem de Covid-19

0

PORTO REAL

Com o objetivo de ampliar o espaço físico direcionado ao Centro de Triagem de Covid-19, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde do município, cedeu duas salas do Centro de Diagnóstico Henrique Sabadini Filho para a realização dos testes para o novo coronavírus (Covid-19). Por esse motivo, alguns procedimentos realizados pelo Centro de Diagnóstico e Tratamento Henrique Sabadini Filho, entre eles, ultrassonografias; ecocardiograma transtorácico; doppler de carótidas e de membros inferiores e superiores, passam a ser realizados na Casa da Mulher da Clementina Tavernari, situada à Rua Paschoina Lançoni Tavernari, no centro da Cidade, ao lado do Centro de Reabilitação Nicolau Serfiotis.

O secretário de Saúde do município, Luiz Fernando Curty Jardim explicou que a ampliação foi realizada devido ao aumento dos números de testagem. “Visando oferecer mais conforto e aprimorar o atendimento prestado à população, a Secretaria tomou temporariamente essa decisão. Vale ressaltar que as marcações para os exames citados estão acontecendo normalmente através das unidades de saúde e que os pacientes que já estavam agendados estão sendo avisados sobre a mudança”, disse Jardim.

O secretário também divulgou um balanço dos primeiros dias de atividades do Centro de Triagem, um espaço para atendimento exclusivo de pacientes com síndromes gripais, isolando os mesmos dos usuários Clínica Médica, que entrou em funcionamento desde o dia 5.

De acordo com o balanço, até o dia 11, foram realizadas 164 consultas, 11 internações, 115 testes rápidos e 15 testes através de Swab. “O Centro de Triagem de Covid-19, funciona em área com todo o isolamento necessário e dispõe de equipes especializadas para os atendimentos. Vale ressaltar que a descentralização dos procedimentos de identificação dos pacientes com Covid-19 é uma estratégia para reduzir o fluxo no Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis. Desse modo evitamos que os pacientes com outros diagnósticos, sejam contaminados pelo novo coronavírus ao procurarem atendimento no Hospital”, destacou, Luiz Fernando.

ATENDIMENTOS
A enfermeira responsável pelo Centro de Triagem de Covid-19, Cristiane Maria Cândido, explicou como acontecem os atendimentos da unidade de saúde. “O paciente, ao chegar ao Centro de Triagem, é acomodado em área externa, onde os assentos respeitam as regras de distanciamento. Em seguida, passa por uma classificação de risco, onde são verificadas situações de sinais vitais, entre eles, pressão arterial, pulsação, saturação, glicemia capilar, conforme quadro clínico relatado pelo paciente. Ele recebe todas as orientações necessárias sobre os sintomas e procedimentos necessários”, explicou a enfermeira, acrescentando que de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, o paciente é encaminhado para a realização do teste rápido ou swab. “Quando necessário também realizamos a medicação, raio x e outros exames laboratoriais. Se constatada a contaminação do paciente por Covid-19, ele sai da unidade com todas as orientações necessárias para isolamento social ou em casos mais graves ocorre a internação”, concluiu.

error: Conteúdo protegido !