Centro de Apoio Pedagógico oferece capacitação para profissionais da educação

0

ANGRA DOS REIS

O Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual (CAP), da Secretaria de Educação, oferece aos profissionais das redes de ensino – particular, estadual ou municipal – cursos de formação continuada, que ajudam na capacitação profissional. Todas as aulas e encontros serão realizados na Escola Municipal Júlio César Larangeira, no Parque das Palmeiras.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (24) 3368-8321. Cada curso contará com 25 vagas, que podem ser aumentadas de acordo com a demanda.

O primeiro curso promovido foi o de ‘Múltiplas deficiências’, que será finalizado hoje. As aulas ofereceram conhecimentos básicos sobre o tema, bem como estratégias e adaptações de acessibilidade necessárias para a aprendizagem dos alunos com deficiência visual ou com outros comprometimentos.
O próximo curso a ser ministrado é o de ‘Baixa visão’, que acontece nos dias 5, 12, 19 e 26 de junho, das 13 às 17 horas. ‘Pela luz dos olhos teus’ será o 3º curso oferecido pelo projeto e está previsto para os dias 7, 14, 21 e 28 de junho, das 18h30min às 21h30min. A meta é sensibilizar o público-alvo para o acolhimento da diversidade humana, desmitificando alguns conceitos errôneos em relação à pessoa com deficiência visual; socializar os conceitos pertinentes à deficiência visual e, sobretudo, os conhecimentos de como lidar com essas pessoas.

O curso ‘Soraban’ será realizado nos dias 4, 11, 18 de setembro e 2 de outubro de 2019, das 8 às 17 horas. O foco das aulas é promover o acesso às técnicas vigentes e aos procedimentos necessários para utilização do soroban na resolução das operações fundamentais e situações problemas. Soroban é o nome dado ao ábaco japonês, que consiste em um instrumento de cálculo surgido na China há cerca de quatro séculos.

Para finalizar os encontros, será promovido no dia 16 de setembro, das 9 às 12 horas, o 2º Fórum de Apoio à Inclusão, que visa promover um espaço de troca de saberes e fazeres a respeito das questões vivenciadas no processo de inclusão dos alunos com deficiência visual.

 

Deixe um Comentário