Ceivap promove Oficina Técnica do Diagnóstico do Plano e Programa de Educação Ambiental no município

0

VOLTA REDONDA
O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) promoveu recentemente, no município, uma Oficina Técnica do Diagnóstico do Plano e Programa de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul. Representantes da equipe socioambiental do Movimento Pela Ética na Política (MEP) participaram do evento e sugeriram a criação de projetos para absorção de técnicas ambientais na cidade e região.
O objetivo do programa é utilizar a educação ambiental como ferramenta para garantir a recuperação da quantidade e a qualidade da água, com foco para garantir a segurança hídrica na Bacia do Rio Paraíba do Sul.
Durante o encontro, o biólogo Fernando Pinto e coordenador da Equipe Ambiental do MEP, a exemplo de outros atores ligados a grupos e entidades socioambientais, apresentou alguns pontos focais das atividades do Movimento. Entre eles preocupações referentes à questão hídrica da Bacia.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Disse o biólogo que na oportunidade tentou resumir uma fala a partir da educação ambiental que o MEP realiza na Pedreira da Voldac e em outros espaços, dada sua relação da cidade com o Rio Paraíba do Sul. “Falei também da importância da recuperação da pedreira local para efetivo espaço para educação socioambiental de ponta”, informou o biólogo, destacando ainda que o Movimento tem desenvolvido o trabalho qualificado e de forma gratuita.
Ainda de acordo com o biólogo, falta oportunidade e capacitação por parte do Ceivap e das secretarias municipais para formarem agentes transformadores de educação ambiental na Bacia. “Capacitar e abrir editais para tal fim irá oportunizar também a empregabilidade para profissionais que podem aturar na área. Tem muita gente qualificada e capaz para fazer o trabalho”, completou o coordenador ambiental do MEP.

Deixe um Comentário