Carnaval de Barra Mansa é sucesso de público e animação

0

BARRA MANSA

Cerca de 30 mil pessoas passaram pelo Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, no Centro, durante o carnaval. Para recepcionar os foliões, foi montada uma estrutura com segurança, posto médico climatizado, UTI Móvel, banheiros químicos, além de cadastramento de ambulantes.  Além disso, bandas regionais animaram os foliões, o distrito de Amparo, também contou com programação que incluiu matinês e show com a banda Sintonia.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, explicou que o Carnaval foi pensado para a família. “O Carnaval em Barra Mansa, a cada ano, vem se consolidando como um evento para todas as idades, com muita música, marchinhas e samba na Matinê no Calçadão. Focamos em oferecer diversão para toda a família”, pontuou.

Neste ano, o carnaval na cidade teve uma programação dedicada aos blocos de rua que foram selecionados através de edital. Os contemplados receberam banheiros químicos, brigadistas, segurança e o minitrio com equipamento de som. Os selecionados foram: Me Beija Direito, no Centro, Se Vira nos Trinta, na Siderlândia, Arrastão do Povão, na Vista Alegre e Renascer, na Cotiara. E o bloco independente do Morro do Cruzeiro, o Bloco da Tradição.

Com 74 anos de desfiles, o tradicional Bloco do Boi, arrastou sete mil pessoas pelas ruas do Centro nos quatros dias de festa. De acordo com a dona de casa Rosangela Aparecida Nunes, o bloco é uma verdadeira festa. “Acompanho o bloco a quase dez anos, é uma verdadeira alegria, são crianças participando da festa, idosos se divertindo. É algo bonito de se ver”, destaca.

A agremiação desfilou de sábado a terça, da Rua Sete de Setembro, no bairro Roberto Silveira, com sua concentração às 16 horas. O cortejo passou pela Pinto Ribeiro, Duque de Caxias, Avenida Joaquim Leite, finalizando o desfile no Calçadão Dama do Samba.

Já no bairro Vista Alegre, o bloco Arrastão do Povão levou alegria as principais ruas do bairro por dois dias. Segundo o ex-vereador Vicente de Paula Ferreira Junior, o Pissula, presidente do bloco do Vista Alegre há 13 anos, o Arrastão do Povão existe há mais de 40 anos. “No domingo mais de mil pessoas participaram da nossa festa, o que se repetiu na terça-feira, são dezenas de pessoas participando do bloco que é super familiar, seguro e animado”, disse Pissula.

De acordo com o presidente, o bloco mantém sua tradição desde seu primeiro carnaval. “Os moradores ficam esperando na porta de casa para entrar no bloco. Crianças, idosos não tem idade para participar do Arrastão do Povão”, disse Pissula.

Durante os dias de folia, de acordo com o comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, nenhuma ocorrência foi registrada, graças a um forte esquema de segurança montado diariamente, com a participação de mais de 200 agentes. “Os ambientes de Carnaval foram rigorosamente monitorados pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Fiscalização de Posturas, que somados com a segurança contratada, passou dos 200 agentes por dia. Um batalhão a serviço da segurança e do bem estar do folião, que pôde desfrutar de um ambiente limpo, bem estruturado e seguro”, conclui.

 

 

Deixe um Comentário